quinta-feira, 7 de julho de 2011

TORITAMA/PE - 1 A3/7/11

Nossas viagens sempre tem como grande motivação uma amizade, o carinho de amigos e a vontade de conhecer lugares, fuçar cantinho de cidades..., nem sempre conseguimos isso e em algumas vezes é o carinho de uma grande amizade que nos conduz. Foi assim nessa viagem para Toritama/PE e poder prestigiar e atender ao convite do nosso querido Cabo Lau. Toritama/PE, cidade dos jeans, fica um pouquinho depois de Caruaru acerca de 800 km de Salvador/BA.
Como de costume, saímos na sexta-feira, 01/7/11, bem cedinho e, também como de costume, paramos para pedir proteção em Nova Soure/BA, lancharmos e tirar um intruso de dentro da manga da jaqueta de Carmen que acabou dando-lhe uma picadinha...


Já era perto do meio dia quando atravessamos a divisa BA/AL e não há como não parar e apreciar, ainda que seja por alguns minutos, a beleza do canion do Rio São Francisco, vale a pena!


Chegamos por volta das 16h00 em Toritama/PE, encontramos com Paulo Barros/Aranhas do Asfalto - Camaçari/BA, que nos levou até a Escola Nossa Senhora de Fátima, local aonde seria nossa morada de camping nos dias que passamos lá.
Apesar de estar localizada no agreste pernambucano, numa região de clima quente, à noite, como é comum no sertão, o clima fica mais frio. Quando terminamos de arrumar tudo na sala/camping, já era noite e realmente a temperatura caiu... Frio de novo, afff!!! Nosso anfitrião como bom usuário de camping, nos deu a maior atenção para que ocorresse tudo certo, valeu Cabo Lau!


Depois de darmos uma mãozinha para colocar o freezer no lugar, saímos para o evento localizado no estacionamento do Parque das Feiras. Era a primeira noite do evento e o movimento começava timidamente a mostrar os primeiros participantes do IV Tigres do Agreste Moto Fest. Esse início de movimento é legal porque encontramos muitos amigos e dá pra conversar numa boa. E cá pra nós, Pernambuco já é quase nosso estado natal de tanto que já viajamos pra lá e de tantos queridos amigos que temos algo assim como um "baiambuco"... kakaka, é o fortalecimento da irmandade PEBA!




Manhã de sábado, dia de fazer os nossos passeios. Planejamos fazer um tour entre algumas cidades próximas, perfazendo uns 135 km. Mas quem disse que a chuva deixou? É isso mesmo, uma chuva intermitente nos impediu e a vontade ficou só no papel. Nada a fazer, não poderíamos nos arriscar, fomos dar um tempo no Parque das Feiras e quem sabe a chuva passava...


No Parque das Feiras a praça de alimentação atende aos visitantes e compradores oferecendo do mais simples cafezinho ao típico café nordestino, com direito a escaldado de bode, cuscuz, mingau e outros quitutes. Entre comer, comprar e nos divertirmos muito a chuva continuou..., não deu trégua!





No lado de fora, no estacionamento, vimos a chegada de alguns amigos, Netinho-Inajá/PE e João Edson- Monteiro/PB.

Se a chuva não deixava a gente ir passear, resolvemos voltar ao camping. Como bom campista, Cabo Lau resolveu que lá seria o local do churrasco.

A pequena cidade se desenvolveu no meio a grandes pedras, daí o seu nome em tupi ser "região de pedra". Por toda a região e na cidade as pedras fazem parte do cenário. Na escola, as pedras estão no meio do pátio formando uma bela composição. Deve ser difícil controlar as crianças... rsrsr

O camping por si só já tem como característica promover a integração e se agregamos a isso uma festividade, não há como negar o sucesso da festa. Além disso, o Cabo Lau teve a grande sacada de antes servir um prato típico do nordeste, aliás, foram dois: xerém e vaca atolada! Não deu pra resistir!!!



Se por um lado a chuva nos impediu o passeio, por outro, não foi impedimento para o churrasco ser um sucesso de público. Motociclistas em grupo chegavam e participavam da grande festa que durou todo o dia até o anoitecer...






A noite de sábado não foi tão fria quanto à noite anterior e, para a nossa surpresa e contentamento, a chuva foi embora e a noite surgiu estrelada, como a gratificar a nós todos pela bela festa que ocorreu com grande harmonia, animação e participação de motociclistas de outros estados a exemplo de nós da Bahia e amigos do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba e Pará. Hummmm..., até pareceu ser um encontro nacional!!!



Mais uma vez um encontro foi realizado onde o principal personagem foi o carisma de seu idealizador, organizador. Mesmo com pouco patrocínio e sem apoio municipal, Cabo Lau conseguiu fazer o seu IV Tigres do Agreste Moto Fest com grande simpatia e humildade. Cabo Lau deu especial atenção a cada um que chegava, bem como sua esposa Nenem e seus filhos e o grande apoio de Vovô, do Filhos do vento. O melhor encontro é aquele que a gente vai, porque que não vai..., fica! Fica sem desfrutar da alegria de estar com irmãos de outros lugares, de compartilhar, de viajar... Parabéns, amigo, foi uma grade e bela festa!




Mas nem só de festa vivemos, por enquanto... rsrsr. Domingo cedo nos preparamos para viajar e Paulo nos acompanhou nessa empreitada de volta...

Na saída o tempo ajudou, mas na região de Garanhus/PE, fomos surpreendidos com uma fina chuva que nos deixou com a visibilidade quase zero que fez Paulo, na sua Talita, parecer apenas um ponto luminoso.
Já em terras alagoanas e sem chuva, paramos para degustar pinhas e elas estavam como mel!


Já em terras alagoanas e sem chuva, paramos para degustar pinhas e elas estavam como mel!

Não demorou muito e já estávamos na Bahia e o trio parou para os agradecimentos de praxe no Morro de São José, em Nova Soure/BA.

Nos aproximando de Salvador/BA fomos recepcionados por um lindo arco-íris. Depois da tempestade, vem a bonança e o arco-íris quando surge traz essa mensagem... É sempre uma alegria ver um arco-íris... é sempre uma grande alegria voltar pra casa.("Vou pintar um arco-íris de energia. Pra deixar o mundo cheio de alegria. Se tá feio ou dividido. Vai ficar tão colorido. O que vale nesta vida é ser feliz...").


Nenhum comentário:

Postar um comentário