terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

PRADO/BA - 11 A 13/2/11

Uns 700 km nos separam de Prado e é pra lá que fomos no final de semana passado. De forma a "encurtar " a viagem, saímos na quinta-feira (10/2/11) no final da tarde e fizemos a travessia para a Ilha de Itaparica. O cair da tarde nos surpreendeu com um lindo pôr do sol formando uma harmônica paisagem na Baía de Todos os Santos. Por um lado, víamos uma Salvador ficando distante e, do outro, já avistávamos a bucólica Ilha de Itaparica...
Não por acaso dormimos em Camassandi. Era aniversário do Batata, pai da Carmen, daí aproveitamos para presentear-lhe..., e o cara não é fraco não! Do alto dos seus 76 anos, com um sorrisão no rosto, ele gosta mesmo é de um uisque do bom!
Na sexta-feira, cedinho saímos de Camassandi e deixamos pra tomar um cafezinho já bem distante, na estrada da Costa do Dendê a qual se inicia na cidade de Valença. Aí a BA 01 nos apresenta belas paisagens e pouco trânsito de veículos. Mas nem tudo são flores nessa estrada..., se por um lado tem uma economia de uns 30 a 40 km, por outro, haja paciência para encarar 60 quebra-molas até chegar a Travessão, fora os que perdermos na contagem, fala sério!!!
Passear pelo litoral sul da bahia é ver de perto uma harmonia natural entre o mar, serras, prados e a mata atlântica. Descendo para o sul baiano o litoral ganha apelidos a medida que vai passando pelas regiões culturais: Costa do Dendê (pela vasta plantação de dendezeiros), Costa do Cacau
(pelo cultivo do cacau), Costa do Descobrimento (de visual deslumbrante que encantaram Cabral) e a Costa das Baleias (paraíso das Jubartes).
A nossa ida até Prado nos deixa gratuitamente emocionados, seja pelo aprazível lugar, seja pelo que representa para nós voltarmos pela terceira vez e participar do 4º Moto Fest. Prado que se autocognomina a "cidade mais colorida" também está cotada para ser área de treinamento de atletas durante a Copa de 2014... hum, num lugar como esse, se concentar vai ser difícil... rsrsrs
Depois que armamos nossa barraca no lugar de sempre, o ginásio, seguimos para a recepção do evento. A recepção já mostra o lado brejeiro e despojado que iremos encontrar em Prado: água de coco, cocada e uma típica baiana de acarajé... quer mais???
Chegamos na sexta e o 4º Moto Fest já acontecia desde a quarta-feira, a ferveção e o ronco dos motores perdura durante todo o dia com a chegada incesssante das motos. Da recepção para a praça do evento e logo fizemos a inscrição, recebemos a lembrança desse que é um grande evento, com direito a provar uma cachacinha da região e encontrar velhos conhecidos!


Um dos atrativos, dentre tantos, que nos leva ao evento em Prado é estar localizado a dois passos da praia, em um cenário de coqueiros, areia dourada, barracas, sombra e água fresca... afff, que coisa chata! kakaka

O Moto Fest de Prado reúne ingredientes formado por uma diversidade de grupos vindos da região centro-oeste e sudeste, permitindo uma grande possibilidade de interação e conhecimento. Dando uma volta pela praça percebemos a grande expressão e criatividade que está presente nos modos, trajes, bandeiras, slogans e nomes de moto clubes. Quão criativos sao esse motociclistas que nos deixam a ficar advinhando o que cada letra quer dizer...



À noite todos se encontram ao redor da praça de alimentação e diante do palco para assistirmos os shows, reencontrar queridos amigos e conhecer novos e tem momento cultural também! Um escritor motociclista, ou melhor, um motociclista escritor lançando seu livro sobre sua aventura nas cordilheiras... resultado? Compramos e iremos devorar..., um dia faremos nós essa ida as Cordilheiras!

Sábado acordamos com o murmurinho do camping já se preparando para o café da manhã. Nesse momento a cidade das barracas se permite a uma deliciosa confraternização.



Para quem vai com mais tempo a Prado o que não faltam são passeios a serem feitos, dos mais diversos, são ilhas, barcos, praias, rios... Para nós, a cada ano descobrimos um pouco desse paraíso pois só temos o sábado para curtir as delícias que esse litoral nos permite desfrutar. Nosso destino: Cumuruxatiba, 32 km de uma estrada de barro, com lindas paisagens, em alguns trechos quase beirando o litoral. No caminho pra Cumuruxatiba passamos pelas praias da Paixão, da Amendoeira, do Farol, da Lagoa Grande, Tororão... uma ifinidade a sua escolha e prazer!



Chegamos até a Praia do Rio do Peixe com mar de água calma e morna com o rio do peixe que corre em paralelo, uma delícia de sentir na pele... Deus é muito generoso!
Dificil é encarar a volta depois de tanto desfrute... rsrsr. Resolvemos então que saíriamos e pararíamos na Amendoeira pra tomar uma banho no Rio Viçosa. Aliás é uma região rica em belezas naturais, são fontes, mares, rios, areias douradas e as encantadoras falésias.
Chegamos na Praia da Amendoeira com um sol de rachar convidando pra tomar uma geladinha, seja cerveja, refrigerante, água, água de coco, não importa..., o importante era gelar a goela... rsrsrsr. Não sabemos se normalmente é assim, mas naquele dia, naquele recanto, a água estava morna e a areia embaixo dela estava quente, dando um certo tempero e relaxando o banho...
Depois de uma bela descansada voltamos para a praça e para a última noite do evento. O movimento só crescia aumentando a agitação de pessoas e motos. A grande expectativa era o show do cover de Raul Seixas que sempre deixa os motociclistas em polvorosa. Enquanto o show não acontecia, demos um rolê pela praça, encontramos amigos e saboreamos uma pizza.
O show terminou tarde mas a festa continuou noite a dentro..., para nós que precisávamos acordar cedo a noite também terminou cedo. Esse foi um grande evento! Ir a Prado/Ba e participar do 4º Encontro Motociclístico é simplesmente desfrutar de um dos locais mais aprazíveis da Costa das Baleias e interagir com o público do motociclismo mais diversificado da Bahia. O encontro superou por apresentar alguns diferenciais como: a inscrição foi realizada durante todo o dia até a noite, do primeiro ao último dia; o som das bandas foi puro pop rock; a parceria para a venda de cerveja com o valor igualmente praticado em todas as barracas no evento e na praia; a praia a um passo do evento e, por fim, a campanha que ganhou proporção nacional "Zoeira tô fora"..., isso tudo sendo anunciado durante todo o tempo pelo locutor do evento. O Zoeira tô fora foi acatado direitinho por todos! Assim, não poderíamos ser menos entusiastas no nosso agradecimento: Prado foi um grande evento"!
Bom, hora de voltar pra casa... No domingo as 6h já estávamos na estrada e o sol foi uma deliciosa companhia, mas a brisa suave anunciava um pouco de chuva a caminho e a neblina bem baixa escondeu um pouco a bela paisagem da estrada que sai de Prado.




No meio do caminho, as margens da cidade de Teolândia a corrente da XT escapuliu..., o sufoco só não foi maior porque Rogério aprendeu aapertar a corrente, daí foi rápido e retornamos ao nosso caminho.


Esse pequeno contratempo nos atrasou um pouco e só chegamos ao Ferry pra pegar a balsa das 16h40... Enquanto esperávamos conhecemos o Flávio Coelho, motociclista de Salvador que também esteve em Prado.


Apesar da distância não nos sentimos tão cansados (já estamos nos acostumando a longas distâncias...)... a vontade de chegar é tão grande quanto a vontade de sair... A travessia de volta é tranquila e rápida com o novo Ferry. É muito lindo ver Salvador do mar sendo banhada pela água azul e calma da Baía de Todos os Santos... é muito aconchegante voltar pra casa pelo mar...



Nenhum comentário:

Postar um comentário