terça-feira, 13 de março de 2012

RECIFE/PE - 2 A 4/3/12

Final de semana chegando e nem imaginávamos que seria tão agitado e ele começou na quinta-feira (1/3/12) com a chegada de nosso amigo Gonçalves, do Tico e Teco MC, de Duque de Caxias/RJ. Na mesma noite que ele chegou o levamos até o Largo da Mariquita, local do encontro semanal dos motociclistas, no poético, boêmio e alegre bairro do Rio Vermelho, em Salvador/BA. ("... Calor de terra boa, terra boa, amor. Quem já viu Ribeira na boca, do Rio Vermelho de canoa. De canoa, eu vou..." Ruas e Rios - Ivete Sangalo).

Ainda durante a semana fomos pegos de surpresa com a notícia de que Rogério havia sido indicado como um dos dez Motociclistas Destaques de 2011. Entre telefonemas e e-mails de amigos parabenizando-o, nos vimos no dever de irmos pra Recife/PE receber o troféu conferido pela Revista Moto Clubes. As chuvas durante a semana nos deixou com um misto de incerteza, vontade e determinação pra enfrentar 820 km , assim arrumamos a bagagem para sairmos na madrugada de sexta-feira. Uma viagem tranquila com algumas paradas do PARE/SIGA até providenciais para darmos uma esticadinha.

Por volta das 14h chegamos em Paulista/PE, uns 15 km após Recife/PE. Nosso anfitrião da vez foi o nosso amigo Carioca, do Clã-Destino MC que nos convidou a ficar em sua casa..., convite mais do que aceito!!

Nos acomodamos e Carioca nos levou a passear por Olinda/PE e acabou por fazer um tour noturno gastronômico por lugares pitorescos da terra. É claro que não daria pra ver muita coisa, mas essa é a ideia e a "deixa" para voltarmos sempre...Há muito o que se ver em Olinda!
Nosso tour começou petiscando uns espetinhos de camarão, simplesmente delicioso que faz qualquer mortal sair da dieta... rsrsr, por apenas R$1,50 cada.

Depois, subimos a colina para um passeio por Olinda, entre as igrejas da Catedral e da Misericórdia desfrutamos da beleza da arquitetura, das luzes de Recife vista do alto, das ladeiras de pedras caminhos da história e do carnaval. Ali saboreamos o exótico beiju, comum para nós mas sempre gostosos de comer. Comemos e aprovamos o beiju de calabresa com queijo, uma delícia por R$ 4,00, vale muito a pena!



Descemos as escorregadias ladeiras de Olinda mas antes passamos no Bodega de Véio, uma charmosa e eclética bodega no centro histórico de Olinda. ("... Suas ladeiras nos levam ao farol. E ainda há o Alto da Sé. De onde se vê o mar. No Bairro Novo o Senhor levantou um povo. Com unção e poder que faz Olinda mudar..." Olinda - Banda Nova).


Terminamos o passeio na orla. A noite agradável nos convidava a sentir o vento e a brisa marinha, vimos de perto o perigo que se corre ao se aventurar naquelas águas... aff, dá um medo só de ver o aviso de tubarões na área... rsrsr


No sábado, juntou-se a nós na casa de Carioca, Edson e Raiane, do Pinto Pequeno MC, de Monteiro/PB. O dia começou com um café da manhã oferecido por uma das concessionárias Honda, em Recife/PE. Muitos motociclistas estavam por lá e todos foram parabenizados pelas indicações como Motociclistas Destaques de 2011.


A ida até Recife serviu também para trocar o "sapato" traseiro da Ténéré..., estamos aprendendo a ir a oficinas apenas para manutenção...,rsrsrs, será??? Dessa vez quem juntou-se a nós foi Billy, do Motociclista Forever.

Billy nos levou para um passeio por mais alguns pontos da região. Primeiro fomos a Igarassu, que em tupi quer dizer canoa grande. Uma cidade histórica palco de lutas e com arquitetura colonial como a primeira igreja pernambucana e mais antiga do país, a dos santos Cosme e Damião. Os casarios e a ponte antiga de ferro também fazem parte do acervo da cidade.



Seguimos pra Itapissuma, do tupi pedra negra, é separado da Ilha de Itamaracá pelo Canal de Santa Cruz. Foi lá que nós, Billy e Cal degustamos a caldeirada, uma delícia!


Atravessamos o canal pela Ponte Getúlio Vargas e fomos até a Ilha de Itamaracá, conhecida como capital da ciranda e como o seu próprio nome, pedra que canta. ("... essa ciranda quem me deu foi Lia, que mora na Ilha de Itamaracá..." canção popular). Visitamos alguns pontos como a Vila Velha, uma vila de casarios e capela de Nossa Senhora da Conceição e com uma paradisíaca vista para a enseada dos golfinhos e a coroa do avião.


Também por lá vimos o artesanato da ilha e os quiosques de tapioca feitas no fogão de pedra, além de sermos convidados pelo dono do Restaurante O Telhadão a conhecermos o mirante e a deixarmos as nossas marcas por lá. Ele nos comentou que semanas antes um "bando" de motociclistas estiveram em um encontro por lá deixando a todos atônitos.





Saímos em direção do nosso ponto final do dia, a Lagoa Azul. Uma lagoa no meio da ilha transformada em balneário com infraestrutura para atender ao usuário e diversos brinquedos além da tiroleza. O local é lindo, de grande beleza, com uma lagoa de água tranquila com mata ciliar densa. Como o sol já se escondia por tras da mata a água já se apresentava escura..., ficamos a imaginar que beleza deve ser quando o sol reflete todo o seu azul... Findamos o dia com uma passadinha no niver de Tannagra, uma das filhas de Carioca.



Depois de muito passeio e degustação era chegado o grande momento, a entrega do troféu Motociclistas Destaques de 2011. A entrega realizada pela Revista Moto Clubes foi no Salão Duas Rodas de Recife, no centro de Convenções. Se o estacionamento já estava lotado, lá dentro o stand da Revista ficou pequeno pra tanta gente, pra tanto motociclista. Dos 1o destaques, 06 eram nossos amigos pessoais: Carioca, de Paulista/PE; João Edson, de Monteiro/PB; Mágico, de Recife/PE; Ivanilson e Uilton, ambos de Petrolina/PE e Mário, de Camaçari/BA, a quem nos deu a alegria de receber seus troféus em seu nome, além dos demais, todos merecedores da indicação.




Andamos um pouco pelo Salão e encontramos alguns amigos pernambucanos. A hora já estava se adiantando e voltamos pra casa já pensando em acordar cedinho e fazer o caminho de volta pra casa.



Já diz o ditado "há males que vem para o bem"... vai se saber..., o fato é que a bateria da Pretusca descarregou nos impedindo de sair como planejado. O jeito foi traçar alguns planos e colocá-los em prática. Depois de um delicioso café preparado por Andréia, deixamos as teorias de lado e executamos o Plano A, botar a moto pra pegar no tranco: muito pesada, com tanque cheio, não deu! Plano B, fazer uma chupeta... também não deu certo, algo parecia estar roubando a carga... Plano C e definitivo, tirar a bateria e levar pra dar uma carga de verdade numa oficina, isso nos levou a parte toda da manhã.



A manhã passou, almoçamos e nos despedimos dos nossos amigos, compromissos nos esperavam em Salvador/BA e já estávamos atrasados. Do início ao fim um final de semana agitado, cheio de surpresas, de degustes, de belas vistas e de fortalecimento de amizades. Como se diz por aqui: rápido, dinâmico e caceteiro mas de imensa alegria! ("...Amanhã será um lindo dia, da mais louca alegria, que se possa imaginar. Amanhã redobrada a força. Pra cima que não cessa, há de vingar..." Amanhã - Guilherme Arantes).


Nenhum comentário:

Postar um comentário