quarta-feira, 3 de abril de 2013

GUAIBIM - VALENÇA/BA - 22 A 24/3/13

Sabe aquela sensação boa de que o final de semana prometia? Pois é, tudo estava redondinho: dias ensolarados pela frente; compartilhar o final de semana com grandes amigos; voltar ao nosso pequeno paraíso na Praia do Garcez; fazer uma trilha para conhecer outro pequeno paraíso - Ponta do Curral; e, pra finalizar, participar do 1º Bate e Fica de Guaibim, em Valença/BA..., entre uma e outra, fizemos acontecer a vida e o sorriso era uma constante. Fala sério, prometia ou não??? ("... A semana inteira fiquei esperando, pra te ver sorrindo, pra te ver cantando. Quando a gente ama não pensa em dinheiro. Só se quer amar. Se quer amar. Se quer amar..." Não Quero Dinheiro - Tim Maia).
Mais uma vez Camassandi nos serviu de base para nosso passeio. Como o evento só seria no sábado, aproveitamos a sexta-feira para curtir nosso pequeno paraíso. Conosco estavam Sandro e Danúbia (Vírus da Liberdade) e Flávio Coelho. Enquanto Sandro e Danúbia foram cumprir a promessa de ir visitar a tia em Valença, nós e Flávio seguimos para a Praia do Garcez.

A estrada de terra batida e trechos de areia não foi empecilho para Flávio e nem para sua baixinha Kazinski, que sabemos não gostar muito desse tipo de estrada. Mas ele prometeu ir, cumpriu e conseguiu atravessar os seus quase 12 km. A passagem pelo Rio do Castro é parada obrigatória para apreciar o pequeno espelho d'água e uma água ainda livre de poluição e o caminho todo é ora ladeado por arbustos e dendezeiros, ora por coqueirais e pastos.
O caminho de acesso para a praia aos poucos vai se descortinando e aos nossos olhos se desenha um dos mais belos cenários do litoral baiano. Uma praia ainda em estado quase nativo. Difícil é não se entregar nas ondas de um mar com água morna e poucas ondas... A tranquilidade da praia chama a atenção de quem a desfruta... A beleza do lugar nos faz prometer voltar sempre por lá...

Seguimos para a vila de pescadores, Ilha D'Ajuda, para aventurar um almoço típico da região: frutos do mar. Na marisqueira nos indicaram dois lugares e logo que entramos na pequena vila achamos um deles. O Restaurante de D. Nice, um lugar bem simples a margem do Rio Jiquiriçá de onde vemos pequenas embarcações passarem. O atendimento da D Nice é muito receptivo e faz de tudo pra deixar seus clientes á vontade e tem um tempero muito gostoso. Saboreamos uma mariscada (R$30,00), prato pra dois que deu pra três. Enquanto esperávamos o almoço ser servido, trocamos ideias com outro casal também a espera do seu pedido e descobrimos ser conhecidos da família da Carmen, inclusive ter sido ela a Rainha do Milho na infância numa disputa com Carmen, que jura não lembrar-se desse fato... rsrsrs. Revelações!!!

De volta pra casa, Sandro e Danúbia também já haviam chegado do seu passeio e aproveitamos o dia claro para irmos "tirar o sal" na fonte de Gonçalo. Camassandi é distrito de Jaguaripe/BA e o seu maior atrativo atualmente é ser caminho para a Praia do Garcez. Em épocas de festa até que tem mais movimento, mas em dias comuns são poucos os que ficam pela rua, nas suas portas apreciando a lua e a imensidão do céu estrelado tão difícil de acontecer na cidade grande. Dormir cedo é quase uma obrigação! ("A vida na cidade é bem diferente da vida da gente do interior, onde o ar é rarefeito pela natureza o céu tem mais beleza o sol tem mais calor, os campos tem o verde dos olhos da vida e o cheiro de pitanga pairando..." Xote Nativo - João Corrêa).
O sol continuou nos escoltando no amanhecer do sábado. Vestidos a caráter, pegamos a estrada para Valença/BA. A Praia de Guaibim é formada por 6 km de areia margeadas por resquícios de mata nativa e por coqueirais e mar de ondas fortes e com uma ótima infra-estrutura de hotéis, pousadas, restaurantes e casas de veraneio. Guaibim faz parte da Área de Proteção Ambiental - APA, localizada entre a Barra do Jiquiriçá - lá na Ilha D'Ajuda e a Ponta do Curral, que iremos conhecer dessa vez. Como o evento só iria começar a ter movimento mais para o meio dia, Dea e Alex - Companheiros do Asfalto, de Valença/BA nos convidou para conhecer a Ponta do Curral. 
Distante 11 km de Guaibim, o acesso é feito por barco ou por entre a mata nativa e o caminho é um extenso areal. Todas as motos eram tipo trail, só a baixinha de Flávio acendia em todos a dúvida se conseguiria cumprir o percurso. 

A areia fofa deu um show embaixo da VStron, de Sandro e da Kazinski, de Flávio, mas depois desse primeiro susto todos tiveram sucesso nessa aventura e chegamos ilesos ao final da trilha. Dali em diante o percurso era a pé, uns 2 km pela areia fofa. 
 A praia é semi deserta, de areia fina e água transparente é a ponta mais próxima do afamado Morro de São Paulo, de lá temos uma espetacular visão desse outro paraíso baiano. A Ponta do Curral foi o primeiro lugar no Brasil a receber cabeças de gado no século XVI. Muito embora esteja dentro de uma propriedade particular, fazenda de coco, o acesso é permitido, talvez por isso ainda conserve toda a beleza natural.
 

Tava tudo muito bom, tava tudo ótimo, mas o dever nos chamava, afinal nos comprometemos em ir ao Bate e Fica e alguns amigos já nos esperavam por lá. Assim, pegamos a trilha de volta, agora mais fácil e guardamos na lembrança mais esse pequeno pedaço do paraíso. 


 Em Guaibim a recepção já estava armada recebendo os motociclistas que chegavam para a festa já acontecia em grande estilo pela cidade com as motos colorindo a orla, as portas dos restaurantes, hotéis e pousadas. Mas a festa começava mesmo era com uma feijoada 0800, antes porém, Dea e Alex nos ofereceram um caldo de sururu que foi de revirar os olhos e esvaziar a panela. Receita típica da culinária baiana o caldo de sururu é feito a base de sururu (marisco), leite de coco, camarão seco, azeite de dendê e temperos. Uma delícia!!! 
Bem, fomos todos juntos para o evento e foram muitos os encontros. Pra variar, fizemos a inscrição, recebemos o troféu, a feijoada estava uma delícia, a fila bem organizada e o local escolhido era muito aprazível - a área externa de um hotel a beira mar, ou seja, entre um banho de piscina e outro de mar, a galera comia, bebia e ouvia uma gostosa música. O final de semana prometia e foi tudo cumprido.
Como bons baianos motociclistas nos despedimos do verão em clima de irmandade num dos muitos cantos do litoral baiano que encantam baianos e turistas, Praia do Guaibim, em Valença/BA. Um clima ótimo, lugar lindo, um grupo de motociclistas com muita vontade de fazer acontecer um encontro com a cara do verão, cheio de calor humano e possibilidades infinitas de passeios. Tudo isso junto e misturado fizeram acontecer o 1º Bate e Fica do Guaibim que, entre expectativas, dúvidas, problemas e problemas, deu muito certo e a gente já espera o segundo! A animação do dia se estendeu para a noite, num clima de muita harmonia e alegria.
Parabéns ao grupo organizador: Daniela, Ary, Hercílio e Fábio, dos moto clubes Companheiros do Asfalto e Shalon Adonai, respectivamente! A missão foi cumprida e nos é que agradecemos essa vontade latente que fez acontecer essa festa. Que venha 2014!

Nenhum comentário:

Postar um comentário