quarta-feira, 21 de outubro de 2009

De Salvador/Ba a Caruaru/Pe

O roteiro Do Sertão Ao Mar cumpriu uma média de 5.500 Km, saindo de Salvador e retornando sem passar pelas mesmas cidades. Cada noite, por semana, pernoitávamos numa cidade até chegar o dia do encontro quando ficávamos três dias na mesma cidade visitando localidades das proximidades e, assim, conhecemos e passamos por 34 lugares. Combinando os encontros de moto com o turismo que tínhamos planejado o roteiro pode ser dividido em quatro partes de acordo com o percurso até as cidades dos encontros: Caruaru, Petrolina, Assu e Maceió.

Saímos de Salvador no dia 24/09 (quinta-feira), tomamos um café da manhã no Posto Rei da Pamonha na BR 324, local já firmado para encontro de saida de motociclistas, enquanto aguardávamos por Ferreira e Alda que nos acompanhariam nessa viagem e seguirmos para Paulo Afonso.

Fizemos a primeira parada para abastecimento em Olindina após 207 km. O posto fica no entroncamento para a cidade de Tobias Barreto/SE. No posto verificamos que já havia um adesivo do Vírus da Liberdade e colocamos mais um e o adesivo azul também. Prática que se tornou comum em algumas paradas. Chamou-nos a atenção uma propaganda da Coca-Cola, como uma placa de sinalização PARE... ainda não havíamos visto uma dessas em Salvador.
Paramos para fotografar na Serra do Umbuzeiro/Povoado do Riacho, em Paulo Afonso - Ba. É um lindo visual e se tornou parada obrigatória.

Chegamos em Paulo Afonso por volta das 13 h e nos instalamos na Pousada Acalanto, em frente a prainha, para onde fomos depois de almoçarmos. Era a primeira vez, nessa viagem, que tomaríamos banho nas águas do Velho Chico. A água estava uma delícia!!!

Antes do almoço, Alda mostrou o colete que havia feito e aí foi presenteada com o boton azul do Vírus da Liberdade e, aproveitando a oportunidade, colocamos o adesivo azul na moto de Ferreira.

Após o almoço fomos passear pela Chesf mas a entrada só é permitida com a companhia de um guia, como não tínhamos tempo e na verdade já conhecíamos de outras estadias por lá, resolvemos dar um passeio pela área permitida e fomos ao Mirante e fotografamos também na escultura do Touro e a Sucuri.

À noite fomos a casa do grande amigo Zerado que nos divertiu contando várias piadas e causos como a da mulher que queria cortar o tomate em rodelas... rsrsrs. Antes das muitas gargalhadas que daríamos naquela noite presenteamos o nosso amigo com a camisa azul Amigos Vírus da Liberdade, que é personalizada, porém só depois da surpresa é que ele notou o nome dele na camisa, o que o deixou ainda mais emocionado. Em retribuição nos presentou com uma placa do MC Águias das Águas. Foi uma noite realmente divertida!!

Dia 25/09 (sexta-feira), como de costume, às 7h30 da manhã já estávamos pegando a estrada para dar continuidade ao nosso passeio e chegarmos em Caruaru - Pe. No caminho paramos para abastecer em Inhapi - Al e em São João - Pe. Antes disso, porém, passamos por Águas Belas - Pe para mostrarmos a Ferreira e Alda uma grande pedra com um cruzeiro de madeira datado do século XIX. Ao redor dela se desenvolveu a cidade de Águas Belas.

Ao sairmos de Àguas Belas passamos pelo Posto Burundão, na saída da cidade, e deixamos lá mais um adesivo azul. Enquanto isso, algo inesperado acontecia na estrada: os produtores rurais e moradores de Águas Belas fecharam a BR com pneus queimados causando a maior confusão em protesto aos índios Fulni-ô que haviam deixado a cidade às escura na noite anterior. Tínhamos conhecimento de um outro caminho que saia à frente da queimada. Um motoqueiro local nos indicou o caminho avisando-nos que a tal saída também seria fechada. E foi o que aconteceu quando chegamos lá. Chateados, nós e outros motoqueiros e motoristas, passamos a retirar galhos que estavam queimando para abrir espaço para passagem. Assim, conseguimos sair e continuar nossa viagem. Ufa, que sufoco!!!

Chegamos em Caruaru para o IX Caruaru Motofesta e seguimos para o local do evento, O Centro Cultural, para fazermos a inscrição e depois nos instalarmos na Pousada Novo Lar. A tarde reservamos para conhecer um pouco de Caruaru e fomos ao Morro do Bom Jesus. O evento foi bem organizado e lá no Centro Cultural foi realizada uma grande festa com shows na Estação do Trem e o MC Leões do Norte ofereceu aos participantes um farto café da manhã e uma deliciosa feijoada, além do trófeu que representou a cultura local. O evento de Caruaru foi o primeiro a receber o Trófeu Vírus da Liberdade e Motriz.

O Morro do Bom Jesus dá uma visão privilegiada de toda Caruaru. Mas ir conhecê-lo tournou-se um desafio, pois a informação que tinhámos era de que seria muito perigoso por conta da favela que está em todo morro. Fomos alertados logo na subida e mesmo assim seguimos adiante. A subida é bem íngrime. Já da ladeira a vista é maravilhosa. A ladeira é toda de pedra e ladeada de rochas. Ao chegarmos ao alto nos deparamos com policiais que pareciam estar observando o morro do alto. A surpresa se tornou em segurança para que pudessemos tirar algumas fotos. A vista do morro é mesmo deslumbrante!!!
Dia 26/09 (Sábado) - Fomos a Bezerros e Camocim de São Félix. Em Bezerros vimos pouca coisa, somente mesmo a praça de igreja matriz.

Em Camocim, na entrada da cidade tem um marco com o seu ano de fundação, 1954, ou seja, 59 anos. Nos deparamos com as ruínas do Terminal Rodoviário habitado por moradores de rua. Um deles se apresentou com uma flauta para tirar foto em troca de algum dinheiro. É uma cidade sem muitos atrativos mas com um clima bom de montanha.

A estrada para Camocim e Bezerros nos revelou alguns encantos como açudes ladeados de rochas e um castelo medieval utilizado para eventos temáticos.

No domingo, 27/09, fomos fazer turismo em outras cidades próximas a Caruaru. As escolhidas foram Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, esta de forma especial para irmos a casa de Cabo Lau, um grande amigo. Santa Cruz do Capibaribe recebeu esse nome por causa de uma grande cruz de madeira fincada äs margens do Rio Capibaribe por um português que se instalou na região por volta de 1750 e a partir da qual teve início o povoamento. Segundo contam, a cruz é conservada até hoje na igreja matriz. Mas ao chegar na igreja não pudemos entrar para tirar foto da cruz pois acontecia a missa de domingo. Ainda assim tiramos fotos na frente da igreja, no marco de homenagem à fudação da cidade e na igreja de São Sebastião.

Seguimos para Toritama para visitarmos o Cabo Lau e foi muito legal. O presenteamos com a camisa azul do Amigos Vírus da Liberdade e ele rapidamente a vestiu e passou o tempo todo com ela.

Visitamos a cidade e tiramos fotos de pontos que achamos interessantes. O mais curioso foi um sino de 1814 que foi enviado pelo Vaticano. Que chique!

Toritama é uma cidade pequena mas que tem um coração grande na figura de Cabo Lau e sua família. Na casa de Cabo Lau a conversa correu solta. O melhor estava por vir: o almoço!!! Um delicioso xerém (milharina, água e sal e pouco de fubá para dar liga), com galinha cozida e salada de tomate e cebola e mais cascudinhas fritas. Foi de lamber os beiços... rsrsr... e de repetir!

Mais amigos chegaram e se juntaram a nós. Mais xerém foi servido, dessa vez com baião de dois... como recusar??? E enchemos mais e mais o prato... afff!!! Depois de muita comida, conversa e risada voltamos para Caruaru, já entardecia e voltamos para a pousada.

No dia seguinte hora de "picar a mula" para o nosso próximo destino: Petrolina/Pe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário