segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

JIRIBATUBA - 06 E 07/02/10

Foi um ano... exatos 365 dias para amadurecer uma vontade, uma ideia latente e que se realizou nos dia 06 e 07 de Fevereiro de 2010. Uma realização que se confundiu com a estória de um encontro! Hum... ficaram curiosos, né? rsrsr... Tá bom, tá bom, vamos aos fatos. Primeiro: já se fazia presente na vontade de Rogério de planejar um encontro de amigos tendo como ponto de apoio a Praia de Jiribatuba, última praia da Ilha de Itaparica, aonde ele tem uma casinha, como ele mesmo gosta de se referir e como de fato é... mas é singela e de um coração enorme! Segundo: a Praia de Jiribatuba foi palco do início de namoro dele com a Carmen... ahhh, que lindo! Terceiro: com o passar dos dias, a ideia inicial se tornou em um motivo para retribuir a Dea e todo o seu Moto Clube Companheiros do Asfalto o convite à Valença.
Pronto! Juntamos tudo isso e estava planejado o Moto Camping Jiribatuba - Amigos Vírus da Liberdade 2010. Sem qualquer pretensão de ser um evento motociclístico mas de ser um encontro de amigos motociclistas.
Assim, saímos uma semana antes da data marcada para arrumar a casa, literalmente! Pegamos o Ferry e atravessamos o mar da Baía de Todos os Santos. Já no Ferry fomos surpreendidos por Vanessa, a mascote da família, que também estava indo pra Ilha, para a Praia de Cacha Pregos, outra de tantos paraísos praianos da localidade.


Chegando lá, em Jiribatuba, nos apressamos em dar uma nova cara àquela que seria a sede do nosso encontro, o ponto de apoio como Rogério imaginou. Iniciamos pintando a fachada. E é claro que não poderia ser de outra cor AZUL!! ("Eu não sei se vem de Deus do céu ficar azul...Ou virá dos olhos teus essa cor que azuleja o dia...")

Afff... deu um trabalhão... mas fala sério, não ficou linda??? rsrsr... inclusive no seu interior, na parede onde colocamos o painel para inscrição, ou melhor, colocação dos adesivos de quem chegasse.


Bom, casa arrumada... e agora o que fazer? Todo encontro que se preza, principalmente de motociclistas, tem um passeio, então saímos por Jiribatuba em busca de caminhos que compusessem nosso passeio. E podem acreditar, cada passo que dávamos se transformava em pontos de emoção, em imaginar nossos amigos por esses mesmos caminhos! Nós mesmo nos encantávamos com cada ponto que percorríamos: o manguezal,o apicum (terreno arenoso que margeia o manguezal), a praia de Chico Leite, a orla do marujo, a igreja de Santo Amaro... todos com belezas peculiares...



E assim, ao final, do dia, já havíamos percorrido o mesmo trajeto de 5 km por três vezes, tamanha era a nossa empolgação. Ficou assim: saída da Praia do Chico Leite (praia de areias branquinhas e de águas tranquilas); primeira parada: manguezal; segunda parada: orla do marujo (com barzinhos aonde pode-se beber e comer delícias da terra); terceira parada: Igreja de Santo Amaro (fica no alto de uma pequena colina de onde se tem uma vista encantadora do mar) e a última parada: de volta ao Chico Leite! 5 km de embevecer os olhos com tanta beleza natural!


Sei não viu? Mas modéstia a parte tudo ficou redondinho, ajustado, planejado do jeito que pensávamos que deveria ser... restava agora ver tudo isso na prática... e essa expectativa aumentava cada dia e quer saber? Só terminou quando voltamos pra casa... Jesus!
Uma semana se passou e a cada dia revisávamos tudo. Déa, nossa grande amiga e já acostumada a esses momentos, nos ajudou a dar o arremate além de ficar responsável pela parte mais saborosa: o churrasco!
Era chegado o final de semana tão esperado... Paulo Barros, nos acompanhou desde a sexta-feira (05/02/10) e assim, saímos juntos para o Ferry. Enquanto esperávamos pela balsa, Paulo já recebia a programação do encontro, em primeira mão!!!! E por falar em mão... Rogério estava com o dedo médio da mão esquerda machucado... eta dedinho que deu trabalho, viu? Até na foto ele saiu...


Aproveitando-nos das fotos tiradas por Ivan, do ADR/Mata de São João, essas são duas vistas belíssimas que temos da saída de Salvador e da chegada em Bom Despacho: um espetáculo!!!

Quem vem da Ilha, Jiribatuba fica á esquerda... quem vem do continente, atravessa a Ponte do Funil que também chega lá (á direita, é claro)... uma entrada com calçamento de paralelepípedos.

Enfim, chegamos por volta das 15h e depois de descarregarmos toda a bagagem já iniciamos os rituais do encontro com Paulo colocando seu adesivo do Aranhas do Asfalto no painel... que chique! Mas não pensem que éramos os primeiros a chegar para essa que seria uma grande festa para nós... o esperto do Toninho, do Estradeiros Dragões do Recôncavo, de Santo Amaro, já estava em Jiribatuba desde mais cedo... é mole? Em conversa no celular com Rogério, esse dizia "vai cedo, vai cedo..." se referindo ao sábado... rsrsrs... Toninho ouvia "vai sexta, vai sexta"... rsrsrs, obediente ele pegou a estrada e cedo, na sexta ele já estava lá... isso é que é vontade!

Já que estávamos por lá o jeito era aproveitar a companhia e dar umas bordejadas lá no Bar do Marujo, já entardecia e o pôr-do-sol visto de lá é divino!


Depois de umas geladas... era preciso cumprir mais um ritual: colocar as bandeiras... e que esforço... e quanta alegria... as primeiras bandeiras já estavam à postos: Vírus da Liberdade e Estradeiros Dragões do Recôncavo.



Como ninguém é camelo saímos para comer uns sandubas, todo mundo comeu pão, hambueguer, salada, presunto e ovo... haja barriga! rsrsr... não tinha Coca-Pola, mas tomamos uma Pepsi geladinha..

O sábado (06/02/10) amanhece com um sol forte e depois de um cafezinho básico, ao som de atabaques e cantoria vimos passar pela nossa porta um cortejo de baianas que foram entregar presentes a Iemanjá: Odó Iyá ! Bom sinal!


Hora de trabalhar e deixar tudo arrumado para quem fosse chegando... e por falar nisso, Júnior, do Companheiros do Asfalto/Valença, acabara de chegar... e quem chega cedo quer trabalho... mãos a obra e pra tudo a gente dava um jeito e as motos viraram transportes de cargas... rsrsr... de cargas pra onde??? Ora, pra a Praia do Chico Leite, o ponto de saída e de chegada do passeio e local escolhido para montar as barracas.


E pra Carmen não tem festa sem balões, que deram um colorido à parte ao local. Foram 150 balões enchidos e amarrados na corda e nos galhos. O resultado foi um supercolorido em meio ao verde.



Quem chegava passava por baixo dos balões, vinham guiados por Rogério e eram recepcionados por quem já estava por lá e já participavam da festa.


Cumprindo o ritual, Ferreira, do Motriz e, depois, Déa e Alex, do Companheiros do Asfalto colocaram seus adesivos. A bandeira do Companheiros também ocupou um lugar na fachada azul... em homenagem a Joel, amigo e membro do Motriz, acidentado em junho/09 e em recuperação, a bandeira do Motriz só voltará a ser colocada em eventos "quando Joel chegar"... bela atitude!


E sabe quem apareceu pra nos espiar e fazer barulhos: os micos, fora o som de vários passarinhos e de cigarras... muito peculiar! Enquanto o churrasco não começava, era uma bebidinha aqui outra alí... Seu Antonio, nativo da praia, ganhou uns trocados vendendo cerveja pro pessoal... E o lugar ficava a cada momento mais colorido e mais alegre com a chegada e a presença de nossos amigos, tudo era motivo pra brincadeiras e fotos... o local e o momento pediam!






Hum! Parecia que o churrasco já tava perto de começar. Rogério deu os primeiros comandos para a "construção" da churrasqueira... Paulo ficou meio de lado, só espiando... rsrrs... essa não é a praia dele... Ferreira chegou e ajudou a botar fogo... é a cara dele isso!


Enquanto isso... na cozinha da sede... Déa preparava um caldo de ostra, e quer saber? Carmen logo provou e disse que estava uma delícia "de lamber os beiços"... rsrsr

Voltando ao local da festa.... o povo não parava... não lembramos se foi Alda ou Jô que deu a ideia de amarrar alguns balões nas motos para na hora do passeio... bem a ideia foi aceita e junto com os balões Carmen entregou fitinhas de Padre Cícero que trouxemos quando fomos a Juazeiro do Norte em setembro/09. As motos ficaram muito lindas!



"Saída pela direita"... mais um amigo que chegava em Jiribatuba e saíram Rogério, Paulo e Ferreira para buscá-los... Era Ivan, do ADR/Mata de São João que se juntava a nós para participar!



Estava já na hora do passeio e Rogério se lembrou que o fuzível da moto, da buzina, havia queimado e passeio sem buzinaço não é passeio... Paulo o ajudou a trocar... afinal o dedinho de Rogério tava machucado né? rsrsrs

Todos a postos para o passeio é dado o sinal para a saída!


Chegada ao manguezal... e com estória pra contar de um poço aberto pela Petrobras e fechado por ela por não haver nada alí... isso depois de aterrarem uma parte do manguezal... violência contra a natureza!



Saída do manguezal em direção a Orla do Marujo. Uma sucessão de paisagens que se abriam aos nosso olhos... em cada rua, caminho que passávamos o buzinaço chamava a atenção...




Chegada na Orla do Marujo. Ponto de parada para gelar a guela... rsrsr e apreciar o belo mar de Jiribatuba.




Nos divertíamos no Marujo quando mais um casal chegava para se juntar a nós: Ary e Arlete, do Compaheiros do Asfalto... e toda chegada é sempre uma alegria!


Todos refrescados... momento de continuar o passeio e seguir para o alto da colina da Igreja de Santo Amaro.

E mais uma sucessão de fotos e brincadeiras aconteceram.




É preciso botar ordem na casa.. rsrrs... se deixar, o pessoal não para... é dado o sinal para, enfim, retornarmos à Praia de Chico Leite e terminar o passeio...




Nananinanão... o passeio não terminou ainda... fomos todos para a sede e aproveitar para Ivan colocar o adesivo e a bandeira... compromisso é compromisso! Depois sim, seguimos para a praia.



E chegando lá o churrasco já estava nos chamando. Ficou combinado e todos cumpriram, que a cada meia hora o churrasqueiro era trocado... é isso, soldado no quartel quer trabalho... rsrsr... como não havia um churasqueiro oficial, cada um fez a sua parte. Muito legal.







Ali na praia além de ser o local da festa, do churrasco, também seria o nosso acampamento e Paulo foi o primeiro a se apressar em escolher o lugar e armar seu "quarto". E ficou numa localização pra lá de ótima!

Mais uma etapa da programação a se cumprir: a ação ambiental. Todos são convocados para limpar a área ao redor da Lagoa da Santa, que segundo os mais antigos contam, a Virgem Maria teria sido vista alí por algum nativo... a estória permaneceu e todo ano, no mês de janeiro, é rezada uma missa no local. A lagoa é de água doce e conforme falam é milagrosa. Porém com toda essa estória, pra variar, ela não é bem cuidada, daí que resolvemos incluir essa ação no nosso encontro. E todos atenderam a convocação e fomos limpar a área e o resultado foram alguns sacos de lixo que enchemos.



Missão cumprida resolvemos terminar com um abraço na lagoa por todos que ali estavam, inclusive pelos nativos presentes que se emocionaram com a nossa ação e fizeram parte do "abraço".




Déa aproveitou a festa pra fazer um pré-batizado do seu mais novo integrante, Alim, que naquela viagem estava completando cinco viagens com o grupo e numa próxima ocasião seria batizado... tadinho levou areia e cerveja na cabeça! Fazer o quê? Faz parte... tudo de forma muito salutar.


E não é que chegava mais gente... vixe! Rogério foi buscar três integrantes do Nativos/Valença. Que, apesar de não ter levado a bandeira, colocou no painel o adesivo do grupo.


Mas peraí!! Que festa é essa?? Já teve recepção, colocação de adesivos, de bandeira, churrasco, passeio e ação coletiva... tá faltando alguma coisa... hum!!! Ahhh... o que é que todo motociclista vai buscar em um evento??? Um doce pra quem acertar... rrsrrs... O troféu!!! Isso mesmo.. e nossa brincadeira tambem tem troféu! E ficou lindo... todo mundo queria tirar foto com eles na canoa...



Os convidados-representantes dos Moto Clubes alí presentes foram chamados pra tirar a foto oficial com os troféus. E não é que acharam um triângulo de madeira e fizeram de portal do Vírus... esse povo não tem jeito não... rsrsr

Por ter sido uma grande aliada para a realização desse encontro, Déa foi convidada por Rogério a fazer a entrega dos troféus. E um por um foi chamado, por ordem de chegada a Jiribatuba, e cada um falou da emoção de estar ali, naquele encontro de amigos.







Entardeceu... e o conjunto céu-mar nos presenteou com um cenário maaravilhoso... o mar parecia um tecido de cetim azul... que lindo de se ver!!! Também "roubamos" algumas fotos de Paulo... o que vale é registrar. A natureza se apresentou na sua mais bela forma!


Antes que a noite nos alcançasse resolvemos todos montar as barracas...


Tem alguém aí? Rogério perguntava e entregava o lampião... rsrrs... num passa-passa até que acharam um lugar para ele... o lampião. Mas também tinha uma fogueira ajudando a clarear e espantar bichos indesejáveis... ai, ai, ai...




À noite uma parte da turma foi para a praça, pois estava acontecendo uma festa por lá com barracas de comida e bebida, parquinho e palco armado para bandas... é, a noite iria ser longa pra quem quizese aproveitar!

Amanheceu... um domingo (07/02/10)... calmo, com pouco sol... hora de arrumar tudo, deixar o local limpo e levar o lixo para fora dali. A noite passou tranquila... sem barulhos, nem contratempos... a coletividade sendo respeitada.






Enquanto desarmávamos o acampamento o café da manhã já estava pronto, organizado por Dea e Alex. Nada de mais, bem básico mas feito com muito carinho para todos que participaram desse encontro.





Da mesma forma que chegaram, um a um foi saindo, nos despedindo de todos, agradecendo a participação.


Os primeiros que chegaram foram também os últimos a sairem! Tudo terminou como começou... na maior harmonia. E para quem gosta de números: foram 24 participações, 15 motos e 06 moto clubes/moto grupos. Um superencontro de amigos!



Uma vontade de reunir amigos, uma ideia de juntar pessoas afins, um desejo que virou realidade com a ajuda de todos, cada um da sua maneira, contribuindo para fazer desses dois dias momentos de alegria e descontração. Uma ideia que nasceu pequenina e que, guardada as devidas proporções, se transformou num grandioso encontro de amigos! Agradecemos a todos que fizeram desse momento um encontro de harmonia... que fizeram essa ideia acontecer! ("De todos os lugares vinham aos milhares e em pouco tempo eram milhões. Invadindo ruas, campos e cidades, espalhando amor aos corações. Em resposta o céu se iluminou. Uma luz imensa apareceu. Tocaram fortes os sinos, os sons eram divinos, a paz tão esperada aconteceu! Inimigos se abraçaram e juntos festejaram o bem maior, a paz, o amor e Deus!")

Nenhum comentário:

Postar um comentário