quarta-feira, 11 de maio de 2011

PAULO AFONSO/ BA - 6 A 8/5/11

Ainda era muito cedo quando pegamos a estrada a caminho de Paulo Afonso/BA. A neblina muito densa deixou o percurso um pouco tenso e só nos deu sossego depois de São Sebastião do Passé/BA quando o sol nos acompanhou em todo o restante do percurso.

Nas proximidades de Nova Soure/BA, como de praxe, subimos o Morro de São José, que fica a direita de quem vai, para pedirmos proteção para a viagem. O local ladeado por arbustos, mandacarus e flores inspira muita tranquilidade, como se desse uma amansada ao espírito estradeiro...

Uma vez protegidos, seguimos nosso caminho e só paramos no que denominamos de Pit Stop do Morcegão... rsrsr. Uma parada na margem da estrada, em Cícero Dantas/BA, a uns 140 km de Paulo Afonso/BA. Quem para recebe o carinho do amigo Morcegão e de suas morceguetes, além de saborear frutas frescas e doces.


Depois de toda receptividade do Morcegão voltamos para a estrada. Com o dia ensolarado e uma boa estrada a viagem se tornou mais proveitosa. Assim, pudemos ver mais a paisagem e quando nos aproximamos de Paulo Afonso/BA, nas imediações do Povoado do Riacho, por mais uma vez a Serra do Umbuzeiro nos chamou a atenção. Dessa vez chegamos mais próximo..., da próxima vez chegaremos mais perto!

Chegamos em Paulo Afonso/BA, para o Moto Energia 2011. Um dos diferenciais desse encontro é a receptividade na entrada da cidade, e pela estrada também, de crianças enlouquecidas querendo bater na mão dos motociclistas que passam e que chegam para depois sermos de fato recepcionados pelos irmãos motociclistas.



Nos instalamos, trocamos de roupa e fomos para o local do evento. Fizemos a nossa inscrição e, para nossa surpresa e de todos que chegavam, não havia troféu a ser entregue. Na novela do Ter ou Não Ter Troféu, Paulo Afonso/Moto Energia/Cavalo Doido protagonizaram e não ofereceram a tão carinhosa lembrança...

A tarde já se ia e resolvemos desfrutar um pouco da prainha do Rio São Francisco. Por lá encontramos alguns amigos, desfrutamos da brisa fluvial e do belo por do sol.



A noite de sexta-feira, 6/5/11, começou com grande movimento nos stands e na área de alimentação enquanto o palco era arrumado para as bandas.




Sábado aproveitamos mais 1000 km completados para trocar o óleo da XT. Por viajarmos muito, Rogério aprendeu a fazer alguns ajustes que possibilita ele mesmo a manutenir a moto em alguns aspectos, como o de trocar o óleo.



Serviço feito, ora de usufruir do café da manhã oferecido pelo grupo do Cavalo Doido. Um excelente momento para encontrar com amigos diversos. Mais um diferencial desse evento foi no café da manhã que foi animado por suaves canções tocadas ao vivo.






A cidade de Paulo Afonso/BA tem muitos atrativos para quem vai lá pela primeira vez. Para nós que sempre estamos passando por lá, certamente não será a última, e cada vez que vamos conhecemos um lugar diferente, fazemos um caminho diverso do que já fizemos e assim vai..., mas sempre que vamos a Paulo Afonso é inevitável irmos a Piranhas/AL, acerca de 75 km.
Dessa vez fomos por Delmiro Gouveia/Al, passamos por vias da transposição do São Francisco e chegamos a Piranhas/Al.


Antes de entrarmos na cidade resolvemos ir até a divisa AL/SE e tirar umas fotos na Usina de Xingó que oferece lindos cenários pela grandiosidade da engenharia do homem e, mais ainda, a de Deus!




Em histórias e anos anteriores estivemos em Piranhas e conhecemos vários pontos turísticos. Dessa vez a opção foi nos deliciarmos nas águas aprazíveis do Velho Chico. Impossível não entrar nessas águas... Impossível não comer um dourado ao molho de camarão num cenário que mais parece de novela... rsrs. É isso mesmo, cenas da novela das seis tem sido rodada no Cannyon do São Francisco, chique não? Só mesmo em Brogodó... kakaka




No sábado a noite, depois de uma tarde de descanso na volta de Piranhas/AL, o evento estava com o movimento a mil. Deixamos de ver muitos amigos e encontramos com outros tantos, mas nos alegramos com cada um deles. Amigos que eram virtuais e se tornaram reais, amigos que as redes sociais nos aproximam, amigos que admiramos, amigos que reencontramos e todos eles sentimos grande alegria de ver e rever.





Apesar da dispersão provocada pela grandiosidade do evento e da cidade, o Moto Energia 2011 aconteceu de forma organizada e participativa como sempre lhe foi peculiar. Com exceção do troféu, deu ao motociclista o que o motociclista gosta: espaço amplo e animado, passeios, café da manhã, recepção. Polêmicas a parte, ofereceu um espetáculo de organização e parceria com órgãos púbicos na campanha de combate a prostituição infantil e a prevenção de acidentes. Proporcionou um emocionante espetáculo teatral sobre o uso de drogas. Enfim, um grande evento!
À volta pra casa foi tão boa quanto à ida. Se pedimos proteção para seguir e voltar, paramos de novo no Morro de São José, em Nova Soure/BA para agradecer e a cada parada amarramos uma fitinha na escultura do Cristo. Dali pra casa foi um pulo... Entre ida, vindas e passeios, algo como 1.163 km. Somos assim, estradeiros!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário