quarta-feira, 16 de novembro de 2011

REMANSO/BA - 4 A 6/11/11

As fortes chuvas que caíram em Salvador/BA durante a semana nos desanimavam para o final de semana, mas entre a desistência e a vontade de pegar a estrada ficamos com a segunda opção e deixamos a bagagem e a moto arrumadas para sairmos na manhã da sexta-feira. Um misto de esperança e fé nos impulsionava e pegamos a estrada muito cedo com uma fina garoa nos acompanhando e nos dando uma trégua um pouco depois de Senhor do Bonfim/BA. Nesse curto trajeto paramos em Tanquinho/BA para o nosso furtivo café da manhã e em Capim Grosso/BA onde fomos saudados por uma das integrantes do MC Libélulas.

Chegamos em Petrolina/PE por volta das 11h30, pelo horário verão, mas em Pernambuco, que não tem horário verão, ainda era 10h30, que confusão!!! Nossos 500 km já haviam sido concluídos e faltavam apenas uns 200 km para chegarmos em Remanso/BA, daí que optamos por ir até Petrolina e encontrarmos com nosso querido casal Cheldon e Cida, do MC Cabras de Aço. Fomos recepcionados por Cheldon e seu mascote, o Sombra!

Como sempre quando estamos juntos a irmandade flui de forma muito sincera e animada, compartilhando momentos de grande amizade.


Por volta das 14h saímos para nos encontrar com Sávio, de Juazeiro e Batoré, do Kavaleiros de Aço, de Petrolina/PE que estava vindo de Recife/PE. Seguimos juntos para mais 270 km com destino a Remanso/BA. A estrada nova nos dá mais tranquilidade para viajar e possibilita apreciar mais uma paisagem bela, ainda que desprovida de vegetação, afinal estamos transitando pelo sertão amarelo, cinzento, com poucos verdes resistentes da natureza... Em Casa Nova/BA paramos para abastecer.



A boa estrada de asfalto nos levou até Remanso/BA quando chegamos por volta das 16h e tivemos a grata surpresa de uma recepção acalorada e simpática de Marcelino, do MC Remanescentes, organizador do 1º Encontro de Moto de Remanso. Naquele momento a integração entre motociclistas vindos de diferentes regiões começava a acontecer permitindo que nos sentíssemos a vontade e pertencentes a um mesmo moto clube.




Depois da farra inicial de boas vindas, nos instalamos e já a noite Cheldon levou a todos nós para o Restaurante Chico da Piranha e saboreamos uma deliciosa tilápia e, para os nordestinos de plantão, também foi servido ensopado de carneiro.

Quando retornamos para o evento a praça estava simplesmente lotada, é como se diz, "o pessoal comprou a ideia"... Entre motociclistas, expositores e bandas os cidadãos comuns estavam em peso na praça seja apenas admirando as motos e os motociclistas, comprando ou participando daquela festa e a gente no meio de tudo isso simplesmente aproveitando a diversão. Já na primeira noite, em que normalmente a participação é bem morna, o que víamos era justamente o oposto para o primeiro dia do 1º Encontro de Moto de Remanso.





Sábado de sol e alguns "compromissos" a cumprir, dentre eles o café da manhã. Nos encontramos na pracinha de Remanso/BA e fomos para o local do café que já estava com o pessoal do Kavaleiros de Aço. Mais uma vez, Marcelino, sempre se fazendo presente, nos recepcionou para a nossa confraternização matinal: frutas, pão, cuscuz e várias iguarias nordestinas típicas como buchada, sarapatel e mocotó... Aff! É de botar qualquer um pra suar, como eles dizem "só mesmo cabra macho pra comer assim logo pela manhã" e forrar o estômago para mais tarde... ("Sábado de sol, aluguei um caminhão.Prá levar a galera. Prá comer feijão...").





Durante o café da manhã um dos rapazes do Kavaleiros de Aço surgiu com um daqueles chapéu com chifres, também chamado de chapéu de corno... rsrsr. Aqui pra nós, nunca vimos algo fazer tanto sucesso como esse objeto, ninguém quer ser o dono dele mas todo mundo quer tirar uma casquinha... kakaka.

Após o café fomos desbravar, achar alguma coisa e as vezes até procurar sarna pra se coçar..., assim sendo, saímos de Remanso e encaramos a uns 50 km uma estradinha de doer, um pouco de resto de asfalto, muito chão de "costela", que nos fazia trepidar tanto que a Pretusca não resistiu e soltou a placa. Todo esse trajeto para chegarmos ao distrito de Bem Bom, que ironia não???? Bem Bom mesmo foi chegarmos pertinho do Rio São Francisco, aliás é uma região bem abastecida pelo Velho Chico e, portanto, normalmente as cidades ribeirinhas tiram do rio sua subsistência e o expressam também na sua cultura.




Já passava do meio dia quando resolvemos voltar para Remanso e percebemos que mais motociclistas chegaram. Na praça do evento recebemos de Marcelino o troféu do encontro.

Remanso é um a das cidades que foram movidas devido a construção da Barragem de Sobradinho, em Sobradinho/BA. Pequena e em crescimento, Remanso tem no Rio São Francisco seu grande atrativo turístico, a Praia de Amaralina, uma praia fluvial, chamada carinhosamente de prainha. Como o Lago de Sobradinho estava em nível baixo o areal estava bem mais extenso, tiranto um pouco do prazer mas não diminuindo a beleza do local.

Hora do almoço e fomos convidados ao churrasco 0800, muito animado e bem servido. Foi mais uma oportunidade proporcionada pelo MC Remanescentes para uma maior integração entre os participantes do evento. Em todos os momentos, Marcelino e sua turma sempre presentes a nos atender e nos agradecer a participação. Numa das nossas conversas os parabenizamos desde já pelo surpreendente encontro, ele nos contou das dificuldades e dos desafios que teve que enfrentar e superar para chegarem até aquele momento. É, Marcelino, se no ano que vem tem mais, o desafio será muito maior, porque a exigência pelo melhor irá também se tornar maior!!!

Voltamos para o hotel, descansamos e no final da tarde fomos conhecer o cais. Por uma pista de barro ladeada de pedras que se avança pelo Lago de Sobradinho sem querer presenciamos um lindo por do sol. Do cais saem lanchas que fazem passeios pelo lago até a cidade velha inundada e como o nível da água estava baixo de longe já dava pra ver a caixa de água da velha cidade. ("Adeus Remanso, Casanova, Sento-Sé. Adeus Pilão Arcado, vem o rio te engolir. Debaixo d'água, lá se vai a vida inteira. Por cima da cachoeira o gaiola vai sumir. Vai Ter barragem no salto de sobradinho. E o povo vai se embora com medo de se afogar... O sertão vai virar mar, dá no coração. O medo que algum dia o mar também vire sertão...")



Início da noite fomos juntos com Cheldon "dar socorro" a um irmão motociclista que ficou sem gasolina a uns 15 km de Remanso. Quem ajuda também é ajudado, a moto de Cheldon deu um piti, um mal contato no rele da igniçao deixou a moto às escuras, nada que um jeitinho do dono não desse jeito. Resolvida a situação, seguimos o caminho e antes de encontrar com o nosso amigo avistamos um outro motociclista da região que estava sem gasolina. Pedimos que aguardasse ali enquanto iriamos dar ajuda ao nosso amigo que estava mais distante. Chegamos até o nosso amigo Júnior, do Sem Fronteiras, de Ibimirim/PE com um pouco de gasolina e já pedindo para deixar um pouco para ajudar ao outro que encontramos atras. Noite de boa ação, amém!!!


Estava na hora da gente se divertir um pouco. No evento encontramos vários amigos e fomos presenteados por amigos do Tribo de Davi, de Petrolina/PE, amigos a quem muito estimamos e que reservamos um lugar no nosso coração e nas nossas lembranças.


A noite de sábado de um evento é a que menos aproveitamos porque normalmente temos que acordar mais cedo para voltar para casa. Resolvemos voltar por outro caminho e pegamos a estrada para Sobradinho/BA, aí é inevitável não subir até a rampa de voo livre e desfrutar de uma das mais belas vistas panorâmicas do Lago de Sobradinho.


Se guardávamos ótimas lembrancças da viagem de ida e de volta, também guardamos duas tristes imagens: duas raposas mortas na pista... Enfim, quem madruga Deus ajuda e, assim, cedo estávamos em casa, agradecidos e cheios de lembranças.

Um comentário:

  1. Amigos Rogério e Carmem, foi uma satisfação enorme ter vocês aqui conosco durante nosso evento. Gracas à Deus vocês fizeram uma boa viagem de ida e de volta, peço desculpas por não ter dado à vocês a atenção que merecem, minha correria e preocupação com o evento foi enorme, mas, tudo deu certo.

    Espero vocês, os amigos Cheldon e Sávio e todos os amigos motociclistas que vieram, Moto Clubes, Moto Grupos, Moto Estradas, Moto Famílias e Trik Club, no nosso próximo evento em 2012. Grandioso motoabraço do seu amigo irmão.

    José Marcelino Ribeiro Ferreira
    Presidente Fundador REMANESCENTES MC, Remanso-Ba
    www.remanescentesmotoclube.blogspot.com

    ResponderExcluir