terça-feira, 4 de junho de 2013

TOBIAS BARRETO/SE - 25 E 26/5/13

O céu ainda estava com a cor da aurora quando já estávamos à espera de Zé... A aurora se foi, Zé não apareceu e nós seguimos o caminho, porque mais à frente alguns amigos já nos esperavam para seguirmos juntos para Tobias Barreto/SE. Mas antes, a parada também para o café com Mário e Helena - Aranhas do Asfalto e João e Maria - Peregrinos e Forasteiros...
Enquanto tomávamos o café, quem aparece? Zéeeeeeeee!!! Chegou atrasado, mas alcançou a gente.
Pegamos a Linha Verde até o entroncamento de Indiaroba/SE e seguimos para Tobias Barreto/SE, todo o percurso não deu mais do que 300 km. Já em terras sergipanas, nas imediações de Umbaúba, encontramos com Santana e Gilsinho - Suzukeiros do Atacama e mais dois motociclistas de Umbaúba. Mais tarde quando chegamos no camping soubemos que bem próximo de onde nos encontramos Santana havia sobrado numa curva, a calça dele ficou dilacerada, a moto teve pouca avaria e ele, felizmente, alguns poucos arranhões na perna. Ao final tudo acabou bem. Já no camping, encontramos com a nossa "missão" resgatar Bebezão - São Luis/MA e levá-lo até Pojuca/BA.

Tudo montado e arrumado saímos para o evento, o 2º Bate e Fica de Tobias Barreto. A recepção, simples mas muito animada com distribuição de água de coco bem próximo a área do evento. Em destaque, o boi no rolete, um tanto grotesco, mas sempre chama a atenção e todo mundo quer fotografar. Dessa vez não tinha o que fazer, achar ou fuçar em Tobias Barreto e desfrutamos mais do que de costume a festa, a música e os encontros que se sucediam.

Depois de uns quatro anos sem receber a invasão motociclística, nesse final de semana a cidade de Tobias Barreto/SE foi invadida e ouviu em alto e bom som os roncos de motos trails, esportivas, grandes e pequenas para participarem do evento organizado pelo Carcará da Fronteira. O estacionamento ficou cheia delas, dando um colorido especial àquela tarde. O churrasco do boi no rolete foi saindo e, para nossa surpresa, com um temperinho bem apreciado e o pessoal foi se deliciando. mas a alegria foi maior quando o churrasqueiro chegou com o rabo do boi.

Se o rabo do boi abriu o sorriso da galera, maior ainda foi quando o churrasqueiro mais uma vez surpreendeu e nos trouxe um osso inteiro, ainda com pedaços de carne que foi disputado dente a dente por cada um da turma. Difícil era segurar o osso que ainda queimava... Ahhh, e o nosso amigo Bebezão estava perfeitamente enturmado com todos. Providencialmente ou propositalmente, a festa durou todo o dia e incansavelmente os protagonistas da festa participavam com muita alegria.
Depois de ver tanta carne, à noite corremos para comer algo mais leve e resolvemos tomar uma sopa. Voltamos para o evento e a praça já estava tomada de motociclistas e do pessoal da cidade. As bandas já entoavam seus acordes para animar uma noite que prometia ser longa, principalmente para quem não teria que acordar cedo o que não era o nosso caso...
A convivência no camping na maioria das vezes é bem salutar principalmente no que concerne a integração, a troca de experiências e informações, novos conhecimentos... mas muitas vezes pode se tornar um purgatório se os convivas não souberem se comportar. não é a toa que há uma campanha nacional de respeito no camping. É mais ou menos assim: quem chega tarde da noite parece pensar que todos ainda estão acordados e precisam saber que chegaram e das suas aventuras noturnas em alto e bom som; quem acorda mais cedo parece pensar que todos devem acordar também; não querendo ficar longe da sua deusa motocicleta, passam por entre as barracas com os motores ligados para colocar ela do ladinho da sua barraca, como se em casa ela dormisse ao lado da cama do dono; sem falar na irritante e persistente zoeira que insistem em fazer na área do camping... Tudo isso, ninguém merece!!! Então, aqui vai um apelo: vamos respeitar o local que nos dão para acampar; vamos respeitar os organizadores que se preocupam e oferecer o melhor local e vamos respeitar o nosso vizinho, só assim, podemos querer que nos respeitem e que nos ofereçam o melhor para nós!!!

Bem, depois desse desabafo, vamos voltar pra história... O café oferecido pelos organizadores já nos esperava no evento. frutas, pães, queijo, presunto, suco e café. Simples, básico e gostoso. Nos despedimos de amigos que também já estavam no café e seguimos o café com a chuva que começava a respingar em nós.
 O nosso comboio de venda só foi modificado pela inclusão de Bebezão. Juntos, nós, Zé, Volf, Mário, Helena e Bebezão atravessamos a divisa BA/SE, com o céu nublado, estrada molhada, o verde brilhando, enfim, uma viagem bem tranquila. Chegamos em Pojuca/BA e entregamos nosso amigonas mãos de Mário Sá. Missão dada é missão cumprida, né assim? Assim foi...

Nenhum comentário:

Postar um comentário