segunda-feira, 3 de junho de 2013

ARCOVERDE/PE - 17 A 19/5/13

Estradas de chuva... Muita chuva nos esperava nas estradas. Estrada molhada, buracos na pista, pouca visibilidade, atenção total!!! Foi assim o caminho até Arcoverde/PE, uma empreitada realizada por nós, Paulo Barros e Buda. Os buracos no trecho entre Tacaretu/PE e Inajá/PE pareciam um queijo suíço, ou melhor, uma Transamazônica nordestina. Nos aproximando de Arcoverde um duplo arco-íris nos recebeu nos dando esperança de que seria um ótimo final de semana.




Fomos a Arcoverde para participar do primeiro encontro motociclístico da cidade. Não havia recepção, não fosse um motociclista local usando colete poderíamos ter ficado horas rodando na cidade até achar o evento..., mas, enfim, o amigo nos levou até a área de camping e lá estava o pessoal da organização que nos recebeu com muita alegria. No local já havia algumas barracas, alguns amigos e a organização sempre solícita a nos dar alguma ajuda.


Fomos até Arcoverde para participar do I Portal do Sertão Moto Fest de Arcoverde. Na área do evento a agitação era intensa e quem apostou que o primeiro evento seria fraco, começava a duvidar. Nós, particularmente, apreciamos os grandes eventos, mas gostamos mesmo de pequenos eventos em pequenas cidades que proporcionam um maior contato corpo a corpo com outros motociclistas, propiciando mais integração, encontros e reencontros.



Enquanto o movimento aumentava, nós cedíamos aos movimentos estomacais de pedido de comida... rsrs, e fomos encaminhados a uma pizzaria, surpreendentemente bem estruturada, bonita, convidativa.

Ao final da pajelança, Paulo Barros passou mal e, literalmente, apagou por alguns segundos, por duas vezes, nos pregando o maior susto!!! 

Com a ajuda de uma vizinha da pizzaria que mediu a pressão e um descanso rápido, aos pouquinhos ele voltou ao normal.



 

Voltamos ao evento e encontramos alguns amigos como Cabo Lau - Toritama/PE, Ademir - Paulo Afonso/BA, Carioca - Paulista/PE.
No camping o amanhecer é sempre cheio de resenha do dia anterior, de arrumação das motos e de saber o que fazer durante o dia...



No nosso caso, certamente iríamos procurar algum lugar para ir, "achar' algo para fuçar. Enquanto isso a ideia era forrar o estômago no café da manhã oferecido pelo pessoal do evento. Nesse momento matinal tão apreciado por todos também aconteceram os encontros com Bertô e Dal Braga, Edson (Monteiro/PB) e Ademir e seu sobrinho Pedro Henrique que nos acompanhou por nossas aventuras naquele dia. Ademir, além de nosso amigo próximo, naquele dia seria também nosso guia, ele conhece bem a cidade pois nasceu numa fazenda em Arcoverde. Pronto, juntamos o útil ao agradável... rsrsr.



O primeiro lugar a conhecer era a curiosa cidade Pedra e seus açudes. A pedra que dá nome à cidade é o cartão postal da cidade e ao longe na estrada já a vemos imperiosa. Antes de chegar mais próximo dessa instigante beleza natural fomos conhecer o açude que, apesar de não estar seco como na maioria das cidades sertanejas, está com o nível de água bem baixo.



Seguimos de volta à monumental pedra, na verdade uma pedra colossal de enorme circunferência e altura estupenda. No alto foi erguida uma capela e alguns peregrinos se aventuram por sua encosta, que por sua aspereza possibilita a subida inclusive de motos. Um motociclista local, Alessandro, nos mostrou o feito, subindo e descendo de forma magistral e deixando a todos de água na boca... Buda e Paulo até que deram uma subidinha... rsrsr.


Continuamos nossa aventura pelas entranhas das estradas de Pedra/PE, areia, pedras, subidas e descidas que não desanimaram nem mesmo a Ademir em sua moto Custon. Chegamos em outro açude do Riacho do Pau, também com o nível baixo, mas é um enorme espelho d'água que se perde no horizonte e nem mesmo a vista alcança.






Quando terminamos nossa aventura a estrada de barro nos levou até o asfalto na divisa da cidade de Arcoverde e Pedra e em poucos minutos já estávamos na praça de eventos. Fizemos a inscrição, recebemos o troféu - muito lindo e criativo e nos juntamos a outros motociclistas para um passeio pela cidade, formando uma imensa fila dupla de motos.




O ponto de chegada do passeio era no clube onde seria o churrasco 0800 oferecido pelo grupo organizador do evento. A chuva voltou a aparecer bem na hora do churrasco, frustrando alguns, mas sem causar maiores transtornos, ao som ao vivo de uma banda de rock.





Na segunda noite do evento a praça estava mais cheia do que na noite anterior. Motos, motociclistas e o povo da cidade se acomodavam nas calçadas, cadeiras de bares e restaurantes, barracas de alimentação, stands e diante do palco, toda a extensão da praça estava ocupada.





A cultura nordestina é muito forte, fica difícil desvincular de qualquer outra manifestação cultural principalmente em praça pública e, sabiamente, a organização programou a parte cultural para um horário mais cedo e deixou para mais tarde o pop rock o que agradou aos motociclistas. No entanto, a apresentação do grupo de Samba de Coco chamou a atenção até dos motociclistas já presentes na praça. Homens, mulheres e crianças com seus vestidos rodados e camisas num estampado bem alegre, cantando em ritmo de diálogo entre os cantadores, todos calçando um tamanco de madeira que fazem um som característico nas suas batidas frenéticas dos meninos e meninas que se apresentam com o grupo.



A noite se foi e acordamos bem cedo para voltarmos para casa. A chuva que deu uma trégua durante o evento reapareceu acompanhada de muita neblina, uma união tenebrosa, que dificulta a viagem e nos fazendo redobrar a atenção. Mais estradas de chuva... Foi assim saindo de Arcoverde/PE. Mais pra frente a corrente de Açucena partiu a emenda o que deixou Rogério enfurecido, ele tem um cuidado todo especial com a danada... Ainda bem que aconteceu quando a chuva deu uma paradinha e ele pode resolver o problema trocando a emenda.



Problema resolvido, pegamos a estrada de volta pra casa e a chuva tornou a nos encontrar... Mais chuva... Mais estrada... Tudo na maior tranquilidade... Que seja assim!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário