quarta-feira, 12 de março de 2014

CAMASSANDI/BA - 21 A 25/12/13

E foram muitas alegrias em um final de semana que se prolongou com o feriadão de Natal.  Primeiro uma parada na BR 324 - Salvador/Feira para tomarmos um café da manhã diferente no Maria Antônia. O local prima por uma decoração com artefatos antigos e o banheiro feminino dá vontade ficar por lá mesmo... rsrsr. Depois saímos por um pequeno tour no Recôncavo Baiano (Santo Amaro e Cachoeira); em Santo Amaro/BA, sentido Maragogipe/BA, paramos numa bica de água natural. A estrada nesse trecho está bem esburacada e é preciso ter bastante cuidado.  Até chegarmos em Camassandi pegamos uma boa dose de chuva...
Camassandi é uma localidade pertencente ao município de Jaguaripe/BA e tem algumas peculiaridades para nós. Uma delas, é a cidade de nascimento de D Waldelice, mãe de Carmen e, portanto, tem residência lá; é o local das lembranças de infância de Carmen; é o local onde a natureza grita em diversos cenários de beleza, nos tons de verde da vegetação e dos rios e fontes, da estrada de chão, do mar azul com areias douradas da bela Praia dos Garcez e da gostosa culinária saboreada nos cantinhos simples da Ilha D'Ájuda. Assim é um lugar que reúne pontos pitorescos para se conhecer, achar e ir... virou o nosso refúgio!
Assim que chegamos, trocamos de roupa e fomos para o nosso costumeiro tour por lá: Rio do Castro, Praia dos Garcez e Ilha D'Ajuda. O Rio do Castro, depois de receber tanta água da chuva, estava em todo seu esplendor; a Praia dos Garcez, perene e linda e a pacata Ilha D'Ajuda nos recebendo com toda a sua simplicidade para degustarmos uma deliciosa moqueca de camarão no Restaurante da Didi. No final da noite, já em casa, recebemos a visita de Dea e Alex - Companheiros do Asfalto, de Valença/BA.
Mais um dia... e num lugar que "não tem nada" a gente vai procurar o que fazer e fazemos o que mais gostamos: saímos para achar lugares... pegamos o asfalto e mais à frente à esquerda entramos numa estradinha de terra que nos levou até a localidade de Palmas, distrito pertencente ao município de Aratuipe. O pequeno lugar, nada tem de interessante na sede, o que chama a atenção mesmo é todo cenário ao seu redor e ao seu caminho. Belas paisagens, riachos, corredeiras e muito silêncio... No retorno, uma paradinha na fonte de Gonçalo para saborearmos o delicioso camarão a alho e olho, simplesmente imperdível.

Dia seguinte, fomos achar as Ruínas da Igreja de Santo Antônio que ainda estão em pé graças a ação da vegetação que ainda seguram algumas de suas paredes.
Achamos lugares, descobrimos belezas escondidas e esquecidas, comemoramos o aniversário de Carmen e o Natal. Simples assim... Foi um feriadão gratificante! Boas Festas!!!

Um comentário:

  1. Eu sempre tive curiosidade de conhecer as ruinas, na verdade ñ tinha ideia do que poderia ser. Apesar de morar aqui em Valença. Muito obrigado pela publicação e fotos de sua viagem. Continuem desbravando e nos dando a oportunidade de conhecer lugares que por ora estão tão pertinhos. É um grande incentivo.. Boa viagem camaradas.

    ResponderExcluir