terça-feira, 3 de novembro de 2009

De Petrolina/Pe a Assu/RN

Após a grande estadia em Petrolina e, diga-se de passagem, cansativa porém, prazerosa, pois os nossos amigos não nos deixaram nem sós e nem quietos, o que nos deixou bastante felizes e agradecidos... foram muitos lugares, descobertas e companhias superagradáveis!!!... saímos como de costume às 7h20, 05/10 - segunda-feira, para Salgueiro, nossa próxima estadia, a caminho do 3 encontro em Assu/RN.
Paramos para abastecer em um posto na estrada, em Santa Cruz. Lá colocamos adesivos e, pra nossa surpresa, encontramos um mini latinha de Coca-Cola... em Salvador ainda não tinhamos visto uma dessa... tão lindinha e irresistível!!!!

No caminho para Assu passamos por algumas cidades e em especial por Ouricuri/Pe, cidade do amigo Euglan. Ouricuri é vizinha a Exu, a cidade natal do rei do baião Luiz Gonzaga! Essas duas cidades alternam anualmente a realização do encontro de motos e ambas se ajudam mutuamente. Em junho de 2010 será a vez de Ouricuri e, nós, já estamos dvulgando e fazendo a maior fénesse evento!!!

Chegamos em Salgueiro/Pe por volta das 12h. Já sabíamos que ficaríamos na chácara do MC Andarilho e quem nos recebeu na cidade foi Júnior que nos levou até o local, acerca de 3 km do centro da cidade. Na chácara tem uma moradora muito especial para os integrantes do Adarilho: Laura, a arara mascote do MC. Lindíssima!!!

Bem, depois de nos encatarmos com Laura, deixamos os trecos e seguimos com Júnior para conhecer um pouco de Salgueiro. Júnior contou um pouco da história de nascimento da cidade e nos levou até a Igreja Matriz de Santo Antônio, uma construção do Século XVIII, erigida por conta da promessa de uma mãe por encontrar seu filho Manoel de Sá, após três dias de sumiço. Esse garoto mais tarde se tornaria prefeito da cidade.

O garoto Manoel foi encontrado sentado oas pés de um salgueiro, que ainda está plantado no mesmo local.

Apesar do passeio enriquecedor o dia estava quente e estávamos com sede e com muita fome, daí fomos almoçar. Acabamos de almoçar e fomos conhecer a sede do MC Andarilho.

Seguimos para ir conhecer o Studio Talismã, aonde são realizadas as gravações do grupo Limão Com Mel. Conhecemos todo o studio e ainda posamos de pop star!!! Alí tivemos uma surpresa, fomos convidados para um churrasco oferecido pelo MC por nossa passagem por Salgueiro... hummmm!

Já era noite, mas antes de seguirmos passamos na oficina de Índio, outro integrante do Andarilho e sua esposa nos ofereceu um delicioso suco de acerola e bolo de abóbora... simplesmente demais!


Enfim, seguimos para a sede do Andarilho e nos reunimos com outros amigos do MC. A turma do Andarilho foi muito simpática e o churrasco correu noite adentro... mas precisavamos descansar, afinal, na manhã seguinte continuaríamos a viagem... nos despedimos e agradecemos a todos!
Manhã de terça-feira, 06/10, tomamos um gostoso café: cuscuz, ovos mexidos, pão, café, leite... td muito bom, preparado pelo dono da chácara... que chique hem?? Nos despedimos de Laura que só queria ficar com Rogério... ai, ai!

Júnior nos conduziu a té a saída de Salgueiro e partimos para a nossa próxima parada em Milagres. Precisávamos abastecer e entramos numa pequena cidade, Brejo Santo, vimos de longe a torre da igreja e fomos até lá. A pracinha muito encantadora com um altar fora da igreja e, vejam só, azul!!! Como em toda cidadezinha do interior as pessoas ficam curiosas e até mesmo cismadas quando nos veem chegar. Algumas mais curiosas do que cismadas se aproximam, conversam e pedem pra tirar fotos... nos tornamos atração!

Chegamos em Milagres/Ce e nos hospedamos na Pousada BR. Transpassamos mais uma fronteira: Pernambuco/Ceará. Era muito cedo e a cidade não nos oferecia muito para conhecer além da igreja e do monumento em homenagem ao Padre Cícero, os quais iríamos conhecer mais tarde. Assim, como estávamos próximo a Juazeiro do Norte, mais ou menos 70 km, resolvemos ir até lá. Viagem prometida por Rogério e que, oportunamente, estava sendo cumprida. O sol era escaldante, a unidade baixa, brisa nenhuma o que tornou o passeio exaustivo, ainda mais na volta, com o corpo já pedindo descanso e o calor castigando. Fomos visitar o maior ponto turístico da cidade de Juazeiro do Norte: o Santuário de Padre Cícero

Uma enorme estátua branca se ergueu aos nosso olhos. O acesso se faz por uma íngreme e extensa ladeira, depois uma rampa e escadas... uma canseira só! Tudo lá é pago: estacionar, usar o banheiro, tirar foto... rsrrs... assim, uma foto com a mão do Padre tocando a sua cabeça sai por R$3,00, mas se for na sua máquina sai por R$1,00, pode??? Bem, amarramos fitinhas, demos três voltas na bengala do padre... rsrrs... dizem que dá sorte, ida e volta..."a fé não costuma faiá..."deixamos nossos adesivos por lá, aos pés da estátua e descemos para o Memorial.


Na descida há uma escultura de rostos de várias personalidades religiosas esculpidas em um tronco. Ao descermos a rampa notamos umas imagens pequenas de Padre Cícero, dispostas sobre o muro , mas todas tinham a cabeça da imagem decepadas... não entendemos o porquê... no mínimo achamos estranho.

Na praça do memorial há uma espécie de aparadouro de ferro utilizado para os fiéis acenderem velas. Também acendemos e fizemos pedidos e agradecimentos. Olha só o orelhão de lá? O chápeu do padre... muito engraçado!

Retornamos para Milagres, com um sol escaldante na nossa cabeça... lugarzinho quente viu??? À noite fomos até o portal da entrada da cidade. Quarta-feira, 07/10, hora de botar as rodas na estrada. Próxima parada: Cajazeira e outra fronteira a ultrapassar Ceará/Paraiba. Antes, fotografamos na igreja matriz e no cruzeiro. A Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres foi erigida pelo português Souza Presa, em meados do Século XVII como pagamento a uma promessa por ter se livrado de ser devorado pelos índios Tapuias.

Chegamos em Cajazeira/Pb. Nos hospedamos no Hotel Cacique. A cidade recebe esse nome porque foi exatamente a árvore cajazeiras que deu origem à fazenda que iniciou o povoamento. É uma cidade com praças bem cuidadas, coretos e igrejas. Chegamos em semana de festa da padroeira Nossa Senhora de Fátima

Dalí saímos para conhecer a Pedra do Galo. Uma grande pedra pintada de branco com um galo em metal fincado. Quando achamos a pedra ficamos surpresos pois nossa expectativa era encontrar, talvez, uma pedra com forma de galo... ou algo parecido... ficamos um pouco sem graça mas não perdemos a pose... rsrsr... Cogitamos que em tempos remotos, no inicio do povoamento ela deve ter servido como orientação para viajantes pois está no alto de um morro e à época deveria ser pouco habitado por alí, bem diferente de agora, mas, enfim, tiramos fotos.

Bom, continuamos nosso turismo e fomos até o morro do Cristo Rei que nos deu uma visão fabulosa da cidade.


Almoçamos em um restaurante popular no centro da cidade. O dono conquistou a nós pela sua simpatia e atendimento despachado...

Conhecemos ainda o Açude Grande.

Retornamos à noite para a praça da festa da padroeira, a igreja estava toda iluminada, dando um brilho especial ao local. A missa já acontecia e o povo começava a chegar. Havia um palhaço em madeira, achamos que era tipo aqueles brinquedos de acertar a bola no buraco, mas o interessante para nós foi lembrarmos do nsso amigo General.


O mais gostoso ainda foi poder ir no parque e nos divertimos como duas crianças no barco pirata. Foi um misto de grande alegria, com muita risada e de pavor quando aquele troço ia lá pro alto... saímos trêmulos, roucos e eufóricos!

Quinta-feira, 08/10, e olha nós arrumando a moto mais uma vez. Dessa vez em direção a Catolé do Rocha/Pb.

Entre as cidades de Marizópolis e Sousa, o verde da natureza se torna mais frequente, modificando o cenário de seca para plantações de bananas, açudes margeando a estrada e muitos morros. Chegamos em Catolé e de novo não tinhamos feito reservas e de novo achamos um lugar bem legalzinho na entrada da cidade: Pousada Campos.

Catolé é o nome de uma palmeira nativa abundante na região e Rocha é uma homenagem ao fundador da cidade. A catedral tem uma torre bastante alta que pode ser vista de vários pontos da cidade e apesar do calor e do sol forte a temperatura era bem agradável com uma leve brisa.

Saímos pela cidade à procura de um barbeiro para desbastar os cabelos de Rogério. Achamos um lugar simples, mas arrumadinho. O barbeiro estava chupando um picolezinho e depois, mãos à obra... pega dali, corta daqui, prepara o secador... éeee... muito chique!

Cabelos cortados, seguimos para conhecer o morro das antenas. Mais um lugar desse mundão que nos oferece uma visão pivilegiada de toda cidade. A subida é toda em pedra e bem sinuosa. Lá no alto grandes pedras, uma capela e uma cruz. Era um panorama espetacular!

Não estava muito quente mas resolvemos ficar pela praça nos refrescando e tomar um sorvete.

À noite voltamos a praça para fazermos um lanche na lanchonete Madrugão, muito bom!

Saímos às 7h para Assu/RN. Era dia 09/10, uma sexta-feira. A estrada era de barro mas dava para seguir. Além do mais o cenário nos convidava a parar e tirar algumas fotos, do jeitinho que a gente gosta.


Paramos na primeira cidade, Campos, para dar uma esticadinha nas pernas e ajustar a coluna... afinal, estrada de barro dá uma boa castigada.

Saímos às 7h para Assu. Era sexta-feira, 09/10, primeiro dia do encontro de moto o V Vale Assu Motofest. Após nos instalarmos na Pousada 22 de Dezembro fomos para o local da recepção sendo recebidos pelo organizador do evento. Antes, porém, vou relatar duas curiosidades iniciais: o nome da cidade pode ser escrito com Ç ou SS e Assu quer dizer grande na língua tupy. Aliás, Assu foi habitada por índios da tribo Tapuias até meados do Século XVIII quando foi colonizada pelo homem branco. A outra curiosidade é que o nome da pousada é a data de niver de Carmen... uma alegre coincidência!

Daí, "turismando", conhecemos a Praça São João Batista, conhecida como o local de realização do "maior São João do Mundo", segundo a internet. Na praça tem a Igreja Matriz de mesmo nome, mas que está passando por uma grande reforma.
Assu é uma cidade agradável, berço de poetas e intelectuais e tem na extração da cera da carnaúba a base de sua economia. Isso e mais um pouco nos foi dito por alunos das escolas da cidade que estavam expondo curiosidades locais, na verdade uma olímpiada escolar de conhecimentos gerais, na mesma área do evento de motociclismo. E cabia aos visitantes dar a maior atenção para que a tarefa fosse cumprida com êxito. Parabéns as escolas pela tarefa desenvolvida, nota 10!!!

Já no evento fizemos a inscrição e tiramos fotos com motociclistas de várias outras cidades do Rio Grande do Norte. Recebemos o trófeu do encontro e entregamos aos organizadores o nosso trófeu Vírus da Liberdade e Motriz, era o terceiro!

Nosso principal objetivo turístico em Assu era conhecer a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves e contorná-la a partir das cidades que a barragem beneficiou: Itajá, São Rafael, Jucurutu e Triunfo Potiguar. A barragem está localizada na cidade de Itajá, de onde iniciamos nossa voltinha... rsrsr.

De Itajá para São Rafael, que foi a única cidade beneficiada pela barragem que precisou ser removida e alagada pelas águas do rio piranhas/assu. Toda a cidade original está embaixo d'água.
Em São Rafael, defronte a um muro de pedras, adentrando a cidade, pegamos uma estrada de barro que nos levaria até o local da cidade submersa. Da margem do rio vimos o que ficou visível da cidade: a torre da igreja (as 4 últimas fotos desse quadro).

A estrada que nos levou a Jucurutu, nome do pássaro que pousou na torre da primeira igreja da localidade, segundo um mmorador, nos proporcionou diversos cenários para fotos.

Atravessamos a ponte sobre o Rio Piranhas a caminho de Triunfo Potiguar.

Terminamos o nosso passeio e fomos nos reunir com outros motociclistas para realizarmos o tour pela cidade. Mais ou menos 100 motocilcistas reuniram-se e passearam pelas ruas de Assu até a BR a caminho do povoado de Pataxó, um ponto de apoio antes de chegarmos ao local do churrasco. Fomos recepcionados por outros motociclistas que já estavam por lá e que nos ofereceram bebidas e biscoitos.



Saímos do povoado para o Clube Acqua Ville aonde estava sendo servido um churrasco, com baião de dois e farofa, tudo muito gostoso!

Segunda noite do evento, a praça movimentada, show no palco e o "Caveira"dando a sua palhinha.

Manhã de domingo (11/10), fomos "turismar". Saímos para conhecer Mossoró e uma parte do litoral potiguar. Em Mossoró vimos as estátuas gigantes de sucata, a Igreja de São Vicente, o Memorial dos Combatentes em homenagem aos combatentes de Lampião em 1927 e o Palácio da Resistência (um lindo prédio azul!!).


Continuamos o passeio para a praia de Tibau, acerca de 36 km. A primeira praia do roteiro do sertão ao mar, na qual não poderíamos deixar de tomar um banho e sentir as águas salgadas potiguares apesar do tempo estar nublado e com alguns chuviscos, refrescando-nos um pouco o que nos fez lenbrar das cidades do sertão que passamos.

De Tibau para Grossos e fazer a travessia de balsa para Areia Branca. Em Grossos nos encantamos com um imenso catavento, desativado, em madeira avermelhada e branca, antes de chegar até o portinho. A balsa é uma pequena embarcação com capcidade para seis carros e seis motos, em média. A travessia dura 15 minutos, em águas tranquilas, com um belo visual do manguesal. A vista da cidade é encantadora... avistamos a igreja e os morros de sal.


Ao desembarcarmos em Areia Branca/RN, vimos o marco zero, a igreja e o mais curioso, a árvore do amor. Localizada na segunda praça, a direita. Uma amendoeira que tem em um de seus galhos uma formação em forma de "peru"... kakaka... é isso mesmo... tal qual se vê na foto!

As salinas foi um deslumbre a parte, verdadeiras pirâmides de sal. Todo aquele branco dá uma magnitude ao local contrastando com o maravilhoso azul do céu...

Maravilhados, partimos em frente para o litoral potiguar de praias como Upanema. É isso mesmo com U!!

Chegamos a Praia Ponta do Mel, segundo a net, único lugar do mundo onde o sertão encontra o mar. Essa informação dá um sentido maior ao nosso roteiro.

Além de todos os encantos da rodovia, parávamos com frequência para chupar caju direto do pé.

A rodovia é bem próxima ao litoral, margeada por falésias coloridas, dunas claras e areias avermelhadas. Uma beleza de estrada, de encher os olhos de qualquer motorista e seu veículo.

Após o litoral passamos pelas cidades de Carnaubais até chegarmos de volta a Assu, para descansar e no dia seguinte seguirmos para Natal/RN.

2 comentários:

  1. Caros amigos Rogério e Carmem do Vírus da Liberdade MC, foi com imenso prazer que os Suzukeiros do Atacama MC. em nome do seu presidente Sant’ana passou a procuração para que fossemos representado no Bay Bay 2009 afim de realizarem a votação da nova diretoria da AMO-BA e local do próximo Bay bay, desde já agradecemos a parceria e frisamos a imensa gratidão a esses notórios membros desse MC e tudo a que eles representam no meio motociclistico, e dizer que é um distinção apreciável tê-los como amigos.

    Grande Abraço


    Suzukeiros do Atacama MC
    Sant’ana - Presidente

    ResponderExcluir
  2. POR FAVOR MEU IRMAO ME MANDE ALGO SOBRE O ENCONTRO DE MOTOCICLETAS BAYBAY SE E PETROLINA OU JUAZEIRO DO NORTE E DATA DO EVENTO. DESDE JA TE AGRADEÇO E UM FT TRAYKE ABÇO IRMAO

    ResponderExcluir