sábado, 26 de dezembro de 2009

CAMASSANDI/JAGUARIPE/BA - NATAL 2009

Então foi Natal!! Data para ser comemorada, se possível, em família, com amigos, com entes que nos querem bem e são queridos... pode ter presentes, pode ter ceia, pode ter até Papai Noel, mas não pode deixar de ter a alegria de poder estar juntos... e foi isso que fizemos, viajamos para estar juntos, se não de todos, dos que estavam mais próximos e que representariam a todos os outros... mãe e pai!!!
Saímos na quinta-feira, 24/12, para Camassandi... Cama o quê??... rsrsr... Não seria Camaçari???... rsrsr... Não, é isso mesmo: Camassandi! Um lugarzinho perdido no meio do nada, que Carmen costuma dizer "onde o vento faz a curva"... rsrsr. Pois é, um vilarejo antigo, distrito de Jaguaripe, que foi habitado por negros africanos, fica à margem de uma maré e que só não parou no tempo porque os filhos, dos filhos, dos filhos de lá mantém as casas de seus antepassados, reformando-as e indo lá de vez em quando... Pra chegar até lá tomamos o ferry Maria Betania e pra nossa surpresa, numa semana de feriadão, não havia fila em plena 10h da matina!! Realmente nos surpreendeu...
Bem, chegamos em Camassandi por volta das 13h e a mãe de Carmen, D. Wal, já nos esperava com uma moqueca de aratu, acompanhada com arroz branco e feijão de leite... nossa! Começou a comilança!! kakka... mas jogue a primeira pedra quem é que na casa da mamãe não só faz comer??? Parece que elas só ficam felizes quando enchem o nosso bucho... kakaka... e haja barriga... e recusar tanta guloseima é, no mínimo, para elas uma desconsideração, desfeita.
Mal acabamos de comer, trocamos de roupa para desfrutar o sol, que brilhava e esquentava aquele dia especial e saímos para passear na Praia do Garcez e na Ilha D`Ájuda... dois paraísos nativos lá de Camasandi... há 11 km.
A Praia do Garcez, uma extensa área de praia virgem, areias brancas, mar calmo de águas claríssimas... Um espetáculo!
Não há como ficar deslumbrado com esse presente da natureza! Rogério fez até uma homenagem, lembrando de Ruiter, amarrando a camisa na cabeça... rsrsr...
Caminhando pelas areias chega-se de um lado à Cacha Pregos, e de outro chega-se ao Guaibim, aonde se encontra com o Rio Jiquiriçá... de lá também pode-se ver ao longe o Morro de São Paulo.
A praia é formada por um vasto coqueiral e por pedras, algumas lisas, rasteiras com as areias e outras formações como esta que Rogério "escalou" para saudar a liberdade...
O lugar é realmente incrível... faz a imaginação voar, flutuar... "e os amores são, pra quem sabe flutuar meu bem... quando a gente pensa em namorar pinta o quarto de azul, com fores e sonhos para enfeitar..."
Realmente, o paraíso é ali!! Indiscutível!
O local é tão paradisíaco, ermo e afastado da cidade, que foi escolhido como palco para a festa rave da Universo Paralelo 2009, serão sete dias de festa, um festival de música eletrônica, com estrutura montada para receber os aficionados de todo o país! É mole??? Dessa vez Camassandi, que nem está no mapa, vai aparecer na mídia...
Queríamos ainda desfrutar da piscina e retornamos por volta das 16h, o sol ainda estava daquele jeito, um calor de escaldar, propício para um bom mergulho e refrescar o corpo! E que delícia de água!!! E querem saber mais??? Simplesmente natural, sem adição de cloro, dá até vontade de beber... rsrsr... que vida chata!!! kakakak
E olha só quem chegou pra dar o ar da sua graça... Seu Batata, Potato, , Painho, Sogrão... rsrsr.. e também apareceu Nenga, uma "fiel escudeira" que nos ofereceu coco de lá do quintal...
Bem com uma água dessa, limpa, superclara, não iríamos deixar passar a oportunidade de fotografar embaixo d`água né? Fizemos isso até no Rio São Francisco, lembram??? E vejam, foram as melhors fotos embaixo d`água... perfeitas!!!
Fim de farra na piscina, sol indo embora e noite se acomodando, hora de... comer, afinal era noite de Natal! A casa estava toda iluminada e depois de comermos bem, saímos para tomar uma fresca, como é o costume em todo interior... e aí é um tal de boa noite pra cá, um Feliz Natal pra lá, o sino a tocar chamando os fiéis para a missa, crianças pedindo benção aos mais velhos... isso ainda existe?? Pura verdade.
Até os animais ficam a nos fazer companhia... rsrsr, como o Sarigué (parece mesmo com um, né?).
Dia seguinte, sexta-feira, 25/12, acordamos cedo para darmos mais uma voltinha pois depois do almoço retornaríamos para Salvador. D Wal quis saber a sensação de usar um capacete... ficou parecendo uma vovó motoqueira... rsrsr... mas ela não gostou, achou pesado e apertado...
Mas é curiosa a danada, ficou a espreitar e queria saber como funcionava aquele "trenzinho", para os íntimos o Netblue! E ela pode ver as fotos do Natal em primeira mão.
A casa é simples, não é grande, mas cabe todo mundo... rsrsr... e tem um quintal... ahhh, e tem os cães Brutus e Maya que, para quem é de casa, são bem mansos.
Vamos ao passeio. O destino seria a Ilha D`Ájuda mas antes passamos pela Cancela, a fonte de água mineral que abastece as localidades ao redor e recebe tratamento da Embasa.
O caminho era de areia com barro mas não atrapalhou... no meio do trajeto encontramos com um burrico, muito simpático e tímido... a mãe dele estava do outro lado, amarrada e agoniada, mas a acalmamos... rsrsr... afinal não maltrataríamos o seu filhote. A gente já atrai esses bichos... kakak
Pegamos o caminho de volta e seguimos para a ilha. Paramos para fotografar no Rio do Castro... rio da infância de Carmen e seus irmãos... está um pouco degradado mas ainda dá pra vislumbrar toda sua beleza de águas escuras.
Humm... deu até pra fazer romantismo... "continuo afirmando com um sorriso do tamanho do mundo e um suspiro de prazer...".
Seguindo em frente... Dessa vez fomos até a Ilha d`Ájuda que não é mais ilha porque foi ligada por um aterro sobre o mangue. A ilha na verdade é uma vila de pescadores à margem do Rio Jequiriçá. É um ótimo lugar para se comprar e comer lagosta, peixes e mariscos.
Voltamos do nosso passeio e rumamos para o Terminal de Bom Despacho,na Ilha de Itaparica. Assim que chegamos já tinha um ferry, o Paraguaçu. E tivemos a experiência que todo usuário do ferry gostaria de ter um dia: completamente vazio!
Se fossemos definir essa nossa viagem, poderíamos dizer em duas frases: ser feliz é tão simples e amplo contato com a natureza. Bem, é isso, simples assim... até a próxima viagem!

5 comentários:

  1. oi Carmem e Rogério moro em Camassandi desde q nasci e gostei muito do jeito humorado como vcs se referiram a minha terra querida venha sempre q quiser.Ane

    ResponderExcluir
  2. eu amo camassandi e se eu ver alguem falando de la mim ofendo volte sempre la e´um paraiso sem violencia bjus leilah

    ResponderExcluir
  3. oi,sou de Santo Antonio,queria saber como faco para chegar em camassandi,na praia dos garcez, como ñ tenho carro queria saber se tem transporte para ir e para voltar e os horarios,queria saber se lá tem pousada e qual o valor da diaria e se lá tem alguma festa na entrada de ano de 2010 e 2011,e quantos km é de nazare para lá,agradese pela informacões.

    ResponderExcluir
  4. Oi Fernanda, obrigado por acessar nosso blog e ler nossas histórias. Na verdade nao podemos lhe dar essas informações pois fizemos a viagem de moto, porém, na rodoviária de Sto Antonio deve haver alguma indicação.

    ResponderExcluir