quinta-feira, 29 de abril de 2010

TEOFILÂNDIA/BA - 23 A 25/4/10

Retornar a Teofilândia é no mínimo ter a certeza de sermos bem recebidos por nosso amigo Gasolina. A cidade em si não tem atrativos turísticos e as cidades circunvizinhas já foram por nós visitadas. Com toda essa singularidade sempre procuramos um diferencial para fazer da viagem um algo a mais... nesse caso, a companhia de um amigo pela primeira vez viajando juntos e um "achado" em Teofilândia... Bem, vamos à viagem!
Teofilândia fica acerca de 210 km de Salvador e que tem esse nome em homenagem a um filho da cidade que muito contribuiu para o seu desenvolvimento. Saímos de Salvador na tarde de sexta-feira (23-5-10) e nos encontramos, nós e Paulo, com Neves, do Batedores... seria a primeira vez que viajaríamos juntos... especulações e expectativas povoavam as nossas mentes... afinal, já conhecíamos virtualmente esse nosso amigo e suas tiradas divertidas... rsrsr... era esperar pra ver! O primeiro contato foi no Posto 1000 - Rei da Pamonha... um contato sem muito calor... justificado pelo andar das horas pois ainda passaríamos em Feira de Santana.
Em Feira de Santa fomos até a casa de Miguel, do Tartarugas... uma casa linda, toda azul e branca... encantou a Carmen!!! Fomos recebidos pela esposa de Miguel, Vileide, que nos ofereceu um refrigerante geladinho para minimizar o calor... Visita rápida, tipo de médico, só pra entregar as encomendas de Paulo... ahhh... não podemos deixar de falar de Nick, um filhote de Pastor Suiço, a coisinha mais linda!




Conversa vai, conversa vem, seguimos o nosso caminho... paramos em Santa Bárbara para fazer um lanchinho e dar uma relaxada...
Chegamos por voltas das 16 horas. A recepção em Teofilândia tem uma característica bem peculiar, a alegria e a atenção que os organizadores do 3º Ouro Moto Fest dispensam a todos que chegam para a sua festa. A gente se sente mesmo à vontade. Os encontros com amigos só aumentam a nossa alegria!!! Fomos para a praça e lá tivemos mais encontros e já fizemos a nossa inscrição.




O local do nosso acampamento merece um capítulo à parte... rsrsr... depois de deixarmos as nossas coisas por lá voltamos para a praça e colocamos a bandeira do Vírus da Liberdade à frente do palco... e o Vírus contagia mesmo, viu? Chegaram Dea e Alex, do Companheiros da Estrada/Valença-Ba... e também ajudamos a Serjane, do Amantes do Motociclismo/Mairi-Ba.



Lá mesmo pelo evento encontramos amigos e fizemos novas amizades, como Solange, de Jacobina que estava divulgando o seu evento... já disseram uma vez que "a propaganda é a alma do negócio"... e ela tava lá arrebanhando todo mundo... rsrsr... até mesmo os que estavam firmes de que não iriam... a Sol por fim conquistou!
A alegria deu o tom... tão comum entre nós, propício a manifestações explícitas de carinho! Seguimos, enfim, para alimentarmos o corpo, porque a alma já estava embevecida...



Depois de forrarmos o estômago resolvemos dar uma andada e voltarmos para o evento... sei não, mas acho que tinha algo estragado na comida de Neves... ele começou a ter um comportamento estranho, meio canino... rsrssr... Rogério ficou só a observar estranhamente! ("Eu não sou cachorro não...").
Daí em diante foi só alegria nos reencontros que tivemos... O show começava e a multidão já se aglomerava, se misturando aos motociclistas presentes na festa, numa clara demosntraçao de integração.




Hora de pegar no sono... e descobrimos que tínhamos um companheiro: um sapo, imóvel, estático... nojento!

Sábado, 24-5-10, dia de fazer nossos passeios... mas aonde ir??? Enquanto decidíamos fomos tomar nosso café da manhã. Uma lanchonete, uma pãozinho artesanal e café preto... básico e delicioso!

Voltamos para o acampamento. Um colégio, com salas amplas e arejadas, local para deixarmos a moto, segurança, banheiro e sanitários sempre limpos e água à vontade, portanto, nota 10! Assim, era fácil a alegria permanecer entre nós e os que chegavam... Déa apareceu com uma peruca verde que fez e iria fazer a alegria de todos nós!



Saímos meio que sem destino, não havia possibilidades, já conhecíamos tudo... não! Aparentemente conhecíamos tudo, foi o que constatamos ao final. Pegamos uma estradinha de barro na esperança de "acharmos" algo interessante... todos sabem que do nada, do mais simples, sempre tiramos algo belo... chegamos primeiro em um açude, um grande açude cercado por uma vegetação viva e por pedrinhas... ahhhh ... dessa vez o romantismo foi de Carmen! ("Românticos são lindos... Românticos são limpos e pirados... Que choram com baladas, que amam sem vergonha e sem juízo...")





Romantismo à parte, seguimos a estrada de barro e de longe vislumbramos um espelho d'água azul... na verdade era uma represa pertencente a uma mineradora sediada naquela região. É uma áre protegida por segurança armada, daí que não pudemos nos aproximar, afinal de contas é uma região de ouro!


Como gostamos de fazer caminhos diferentes, não voltamos pelo mesmo lugar, pegamos um outro caminho que passaria por Barrocas... na verdade só queríamos mesmo fazer um retorno diferente porque já conhecíamos a cidade. De qualquer forma paramos par refrescar a garganta.
De volta a Teofilândia e direto para o churrasco promovido pelos organizadores. Foi lá no churrasco que a peruca verde de Dea fez o maior sucesso... rsrsr.... sem falar no castelo de latinhas que ela insistia em construir e que não parava em pé... rsrs... haja consumo para essa construção! E o sucesso foi tanto que outros tantos quiseram fotografar a grandiosa obra... rsrsr... a gente se diverte com tudo mesmo!

















Um pouco cansados, resolvemos dar um passeio por fora do churrasco e descobrimos umas toras, uns tocos e lembrando da música, resolvemos tirar alfumas fotos... e nessa farra quase infantil nos acompanharam Paulo e Neves.("É pau, é pedra, é o fim do caminho, é um resto de toco, é um pouco sozinho...").


Chegava a hora de tirar uma soneca pra aguentar o tranco da noite... mas nem mesmo nessa hora esse pessoal fica quieto... até a moto de Paulo foi parar dentro da barraca... isso é que é amor!!!

O som do palco já chegava aos nossos ouvidos e resolvemos ir para o evento... pegamos o troféu e seguimos para encontrar nosso amigos que já se divertiam... ninguém perde tempo!


Demos uma volta pela praça, comemos um sanduiche, retiramos a bandeira do Vírus da Liberdade... aff, quanta coisa!!! rsrsr

Domingo, 25/4/10, hora de arrumar a bagabem e retornar pra casa. Antes porém, mais uma etapa a cumprir, e diga-se de passagem, uma deliciosa etapa: o café da manhã promovido pelos organizadores... e, mais uma vez, eles deram uma demonstração de simplicidade, carinho e respeito aos motociclistas ali presentes!



Enfim, saimos juntos, nós, Paulo e Neves... companheiros de ida e volta. Se pensarmos em dar um nome para caracterizar essa viagem, a definiríamos como descoberta! Descobrimos que aonde já conhecemos tudo, podemos descobrir ainda mais... que as cidades pequenas estão descobrindo um jeito de fazer encontros que se tormam mega... que pessoas virtuais se tornam pessoas interessantes reais... e sempre redescobrimos que bom mesmo é viajar, conhecer pessoas e lugares... melhor ainda é fazer tudo isso de moto! É assim... até a próxima estória!

Um comentário:

  1. Adorei o blog!
    Legal essa idéia de comentar sobre os eventos e as cidades.

    Obrigada pelo elogio a minha cidade e aos integrantes do moto clube.
    Teofilandia é que agradece a visita de pessoas como vcs.
    abraço.

    ResponderExcluir