segunda-feira, 3 de maio de 2010

PAULO AFONSO/BA - 31/4 A 2/5/10

Saímos por volta das 11 h, de sexta-feira (31/4/10). Destino? Salvador a Paulo Afonso... BR 324 a BR 110... Caminho que já é nosso velho conhecido... Sabemos direitinho cada pedaço... Seria exatamente assim não fosse um desvio nas imediações de Mata de São João que nos obrigou a pegar um atalho até voltar para o asfalto. Bem, uma pequena aventura pra deixar a vaigem diferente...


Estávamos sozinhos e a viagem permanecia tranquila mas nem por isso deixamos de pedir proteção, como de costume, ao passar pelo Morro de São José, em Nova Soure/Ba.
Chegamos a Paulo Afonso com o sol ainda brilhando. A chegada em Paulo Afonso para o XI Moto Energia além de podermos fazer uma travessia pelo Rio São Francisco, tem um grande diferencial, uma recepção de crianças que estendem as mãos em saudação aos motociclistas estradeiros... Crianças e curiosos que se aglomeram para verem as máquinas maravilhosas roncarem seus motores!


Seguimos para a casa de Zerado, que já estava supermovimentada com a chegada de outros motociclistas vindos de todo lugar... A animação estava a todo vapor!

Após armarmos a barraca seguimos para o evento. E aí tivemos algumas surpresas... a primeira delas foi o "certificado" do evento no lugar de um troféu... Ainda bem que as outras surpresas de encontrar e reencontrar amigos superaram a essa.

Junto com a gente no acampamento estava um pessoal do Andarilho/Salgueiro-Pe e do Livres Para Voar/Petrolina-Pe. A viagem nos deu uma canseira e a gente voltou logo pro acampamento. No sábado, 01/5/10, acordamos cedo, tomamos nosso cafezinho básico e saímos para turismar!
Nosso turismo seria pelas bandas de Alagoas, mais precisamente Piranhas. Para isso, percorremos aproximadamente 290 km e atravessamos as divisas de Sergipe e de Alagoas, numa estrada que alternava entre buracos e tapete, passando por boiada e pela cidade de Canindé do São Francisco/SE até chegarmos em Piranhas/Al e voltamos por Delmiro Gouveia/Al... A divisa de Sergipe e Alagoas é marcada pelas estátuas de Lampião e Maria Bonita.

Perto dali já avistávamos a Usina Hidrelétrica de Xingó... Xingó, que para os índios opara, significa "água que corta as pedras" e que formam o canion do São Francisco. Além de nos proporcionar uma vista maravilhosa do Velho Chico, no prédio administrativo pudemos ver toda a magnitude dessa usina numa maquete feita em placa de madeira que durou 9 meses para ficar pronta... E ficou linda!


Ainda em Xingó fizemos uma imersão cultural na história do povoamento daquela região... um banho de cultura num passeio pelo MAX - Museu de Arqueologia de Xingó. Lá, fomos guiados por Flávio que nos fez transitar entre o antigo e o novo.

Depois do banho de conhecimento seguimos o nosso caminho para o outro lado da ponte... a caminho de Piranhas/Al.


Piranhas ficou nacionalmente conhecida por ser uma das cidades em que o cangaço era forte e por ter sido o local de exposição da cabeça de Lampião após a decapitação. Ela foi edificada às margens do São Francisco e hoje é tombada pelo IPHAN.
A estação de trem foi toda conservada e lá funciona o museu da cidade, o Museu do Sertão, que mantém um acervo do movimento do cangaço e vida e morte de Lampião e seu bando.

Piranhas fica situada em uma região entre morros e em dois deles é onde está instalado um farol e no outro, a Caixa do Tempo... Haja degraus... Optamos por subir apenas um deles, o da Caixa do Tempo. Uma estrutura em concreto, lacrada (a placa estava apagada, mas nos pareceu ter sido em 1992) e que contém diversos objetos colocados pelos moradores. Foram exatos 265 degraus... Ufa!!! Mas valeu a pena muito mais pela visão panorâmica que tivemos de toda Piranhas e o espellho d'água do Rio São Francisco.




E é aquele velho ditado: pra descer todo santo ajuda... rsrsr... Seguimos para, então, fazer uma imersão gastronômica e tomar um banho em águas tão encantadoras.

De volta a Paulo Afonso fizemos um "favorzinho amigo" a Paulo que se encontrava em Curvelo/MG e nos pediu para fazer algumas entregas de botons e adesivos... Missão cumprida!
Enquanto "trabalhávamos", presenciamos motociclistas em meio à multidão se exibindo, realizando manobras sem qualquer segurança e muito próximos aos presentes, que entre sobressaltos e admiração, ficavam espantados com tamanha ousadia. Nada contra essas performances, mas que sejam realizadas em local próprio e com segurança para quem faz e para quem vê!


Retornamos para o nosso acampamaento e fomos convidados a saborear uma feijoada feita por Tanaka, do Solitários do Asfalto/Salvador-Ba... rsrsrs... é isso mesmo um japonês e sua feijoada... Há algo mais brasileiro??? E tava uma delícia!!! ("Dez entre dez brasileiros preferem feijão... esse sabor bem Brasil verdadeiro fator de união da família...").

Depois de comer muito... rsrsr... Fomos para o evento e lá encontramos mais amigos.



Domingo é dia de voltar pra casa! ("Faz de conta que ainda é cedo, tudo vai ficar por conta da emoção... ver o sol amanhecer e a vida acontecer como um dia de domingo...").
O acampamento já estava vazio quando deixamos o local... Seguimos direto para Salvador, parando apenas para almoçar já na cidade de Catu/Ba. Toda viagem de um motociclista estradeiro e que vai a encontros de moto culmina com o troféu do evento... No caso de Paulo Afonso e o XI Moto Energia, considerado sempre como um mega evento, a expectativa em torno do troféu sempre é grande, como foi grande a surpresa e o comentário de todos com a entrega do certificado... Mas, se não por isso, a viagem valeu pela ida a Piranhas/Al que encheu nossa bagagem de conhecimento, emoção e lembranças. Ahhhh não podemos esquecer de dizer que foi a nossa última viagem com a Falcon, que foi vendida na segunda-feira seguinte... Essa que foi nossa companheira de tantas lindas aventuras... Valeu!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário