segunda-feira, 10 de maio de 2010

PAULISTA/PE - 7 A 9/5/10

Loucura, loucura, loucura! Isso é o mínimo que podemos dizer dessa viagem... Vamos combinar? Foram 1780 km rodados entre a sexta-feira (7/5/10) e domingo (9/5/10)... Um percurso Salvador-Paulista/Pe-Salvador... Tudo isso para cumprir um compromisso firmado no ano passado: ir ao aniversário do Clã-Destino, em Paulista/Pe. É ou não é uma loucura? Não fosse o bastante, essa viagem ficaria marcada por ser a primeira viagem com a XT 600 e a primeira vez que viajávamos de mochila nas costas... Ahhhh, muitas surpresas nos aguardavam...

Saímos muito cedo, precisamente às 4h00, o que para nós nao é nenhum problema. Rapidinho já estávamos na estrada e, além da falta de claridade, pegamos uma "neblinada" pela frente...

O dia clareou e paramos para dar uma esticada na coluna, o peso da mochila logo começou a incomodar... A falta de costume de andar com essa tralha nas costas deixou a Carmen em frangalhos...

Quando nos preparávamos para dar continuidade à viagem fomos alertados de que o pneu estava furado. É isso mesmo! E não é a primeira vez que isso acontece com a gente, lembram-se? Por sorte havíamos parado num posto que tinha uma borracharia. Normalmente os borracheiros teem restrições em trocar pneus de algumas motos, mas apareceu um cabra que dizia saber trocar. Apesar da apreensão o jeito era deixar trocar e ficar atento pra que nada mais desse errado... Passados uns 40 minutos e a moto já estava de "sapato"arrumado, deu um pouco de trabalho colocar no lugar de volta, mas ao final deu tudo certo!


A mochila nas costas de Carmen estava castigando a ela e prejudicando a viagem, pois a todo momento parávamos para dar uma esticadinha... O jeito foi improvisar e colocar a mochila no tanque da moto e tudo ficou melhor!

Por diversas vezes paramos e numa delas, já em estrada pernambucana, paramos para almoçar. Estávamos mais próximos do que longe de Recife... Afff!

Paulista/Pe fica a 12 km do Recife, no litoral norte. Chegamos já a noite e seguimos para a casa de Carioca, do Clã-Destino e por lá já estava Alan Jones, do Águia Viva, de Aracaju/Se. Mal chegamos e pegamos no batente, dando uma mãozinha para dar luz ao local que seria o cenário da festa. Nao podemos deixar de falar na receptividade de Carioca, Andréia e Ayla, esposa e filha. Nos acolheram em sua casa e nos trataram com toda atenção e carinho. Só temos que agradecer!

Na manhã seguinte, sábado - 8/5/10, saímos para o café da manhã 0800. Fomos uns dos primeiros a chegar. Foi um café simples e bastante variado, com rock como som de fundo e exposição de motos. Tudo muito organizado e animado. A essa altura nos sentíamos únicos no meio de tantos pernambucanos, afinal apenas nós do Vírus da Liberdade estávamos representando a Bahia.










Depois de comer, seguimos para dar um passeio, dessa vez não dava pra fazer turismo porque a programação do aniversário era extensa e intensa e queríamos participaar de tudo... Mas entre o café e o próximo evento da programação demos uma escapadinha para conhecer dois lugares. Primeiro fomos numa das praias do litoral norte e vislumbramos o canal de onde saem passeios para outras praias e ilhas, o Canal de Maria Farinha. O ar do litoral é sempre muito prazeroso e praias sempre encantam a Carmen.


Outro lugar que fomos conhecer foi o Forte do Pau Amarelo, uma construção do século XVIII, que está um pouco degradado mas ainda conserva seu armamento que serviu de defesa contra os holandeses. Mas não nos perguntem porque Pau Amarelo... rsrsr... Piadas a parte, talvez tenha a ver com a madeira utilizada na construçào. É uma idéia.




Resolvemos voltar para continuar a participar da programação do aniversário. Na verdade o aniversário era de três grupos: Clã-Destino, Lampiões do Asfalto e Carrascos do Asfalto, todos de Pernambuco. Quando chegamos ao local do niver a recepção foi muito interessante e engraçada. Alguns dos integrantes dos aniversariantes se postaram a entrada com telhas na mão, "ameaçando" dar um batidão, uma espécie de corredor polonês, para quem chegasse sem colete e sem moto... rsrsrs... é claro que tudo não passou de brincadeira, né? E o povo todo foi chegando vindos do café da manhã e todos se juntaram numa grande confraternização de alegria. E como todo evento motociclístico que se preza, teve também inscrição e troféu... Não é brinquedo não!






Uma das etapas da programação e, diga-se de passagem, muito interessante foi a palestra sobre primeiros socorros. A participação começou lenta mas aos poucos outros foram chegando. E teve até aula prática de como deve ser ajudado um motociclista acidentado. Muito bom, bela iniciativa!


A hora mais gostosa estava sendo anunciada no microfone: FEIJOADA!!!! A fila logo se formou e nós, com certeza, não fomos os últimos, e quer saber? Estava uma delícia!



A confraternização, a interação e o compartilhamento da alegria acontecia a todo instante a medida que chegavam amigos, que aconteciam reencontros e cantávamos o Parabéns Pra Você. Tudo uma festa!("Parabéns, parabéns, hoje é o seu dia que dia mais feliz!!").



A noite chegava e era hora da sopa. Isso mesmo: sopa! A animação continuava a correr solta e o povo ainda esperava a banda tocar... ("Estava a toa na vida o meu amor me chamou, pra ver a banda tocar cantando coisas de amor...").




Como na vinda, saímos as 4 da matina do domingo, 9/5/10, para fazer a viagem de volta. Seriam mais uns 800 km a frente... Haja bumbum!!! rsrsrsr... Paramos para um cafezinho, pra despertar. As estradas entre Recife e Maceió são margeadas por canaviais o que evidencia o cultivo da cultura local, bem como a frequência de usinas pelo caminho. Infelizmente também vimos alguns acidentes, três tombamentos de caminhões de carga, aparentemente sem vítimas.





Surpresa!!! No meio do caminho, passando de Maceió, Rogério avista algumas árvores que lhe chamou a atenção. Eram árvores da sua infância, em que brincava de helicóptero com seu irmão, que gracinha!!! ("E a gente canta, e a gente dança, e a gente não se cansa. De ser criança, da gente brincar, da nossa velha infância...")



Chegamos enfim à Linha Verde, estávamos em solo baiano e assim mais perto de casa. O corpo estava castigado. Ansiávamos em chegar em casa. A primeira vez a gente nunca esquece... Essa foi a nossa primeira vez com a XT 600... Nos conhecemos um pouco mais!



Foi uma viagem e tanto... Foi uma loucura... Foi muito gratificante fazer parte daquela festa... Nos sentimos realmente lisonjeados! Entre ida e volta passamos por três estados: Sergipe, Alagoas e Pernambuco. Entre Salvador/Ba e Paulista/Pe passamos por cidades como Rio Real, Estância, Propriá, Palmares e Recife. Cometer loucura com responsabilidade, do nosso jeito, é muito prazeroso, faz um bem enorme a alma... (" Feliz esta alma que vive comigo que vai onde eu sigo o meu coração...").

Um comentário:

  1. ola amigos, encontrei o seu blog através da revista motoclubes, parabéns ao casal pela vontade e espirito de motociclista. vieram para prestigiar o aniversario do Cla destinos,lampioes e carrasco. sozinhos nossa! uma dica, selante de pneu é bem seguro, ou blindagem, que é uma fita que poe dentro do pneu evitando furos. esse é mais seguro, entretanto quando pneu estiver gasto... faço parte do motoclube Leoes do Asfalto Kansas Clube um grande motoabraço

    ResponderExcluir