terça-feira, 11 de janeiro de 2011

SOUSA/PB - 7 A 9/1/11

De volta à estrada e na primeira sexta-feira do ano! Bons ventos nos levam... Para nós, baianos, soteropolitanos, isso tem um significado especial pois é dedicado ao Senhor do Bonfim. ("São Salvador, Bahia de São Salvador. A terra do Nosso Senhor, do Nosso Senhor do Bonfim!").
Crenças e sincretismo a parte, saímos ainda escuro e o sol nos alcançou no pedágio da BR 324, que, mesmo envolto em polêmicas devidos às melhorias não realizadas em toda a sua extensão pedagiada, já estava cobrando a taxa.

O trajeto foi tranquilo, numa estrada já antiga conhecida nossa e com um clima temperado. Passamos as divisas de Bahia, Pernambuco e Ceará e paramos para almoçar na pequena cidade de Brejo Santo. Em um restaurante de comida caseira saboreamos um peixinho, o cará, muito gostoso. Encontramos no restaurante um lindo coelho e nos encantamos por ser 2011 o ao chinês do coelho, um ano afortunado, próspero, de grande fertilidade.

Passando outra divisa, Ceará/Paraíba, pegamos alguns trechos em recuperação e, também, pelas obras da Transnordestina (ferrovia que cruza os estados de Pernambuco e Ceará).

Chegamos em Sousa por volta das 15h30 e fomos a Praça da Matriz. Fomos recepcionados calorosamente por Wellington, do MC Velociraptor e outros amigos nos ofertando uma deliciosa água de coco.

Da recepção para o camping, a Escola Papa Paulo VI, com toda infraestrutura e segurança disponibilizada para quem é adepto dessa hospedagem que possibilita uma maior aproximação e integração com motociclistas de diferentes cidades.

Retornamos para o evento e lá encontramos mais amigos e conhecemos outros tantos que acabavam de chegar ao 4º Sousa Moto Fest.
A noite o evento cresceu em proporção pela número de motos, motociclistas e da população. Durante os dias bandas se apresentaram e a apresentação de Willing reuniu muitas pessoas. Enquanto isso, nós desfrutamos os deliciosos coquetéis de frutas preparado por Miguel Baiano e seu irreverente cardápio... rsrsr

Sábado (8/1/11) dia de passear e de participar da programação do evento. No pátio do camping/escola percebemos como a escolha por acampar tem crescido entre os motociclistas.

Seguimos para participar do café da manhã e, diga-se de passagem, saudável e farto.

Nós, Paulo Barros e Socorro e General após o café seguimos para conhecer o sítio arqueológico de preservação de pegadas de dinossauros, o Vale dos Dinossauros. Algumas espécies viveram nessa região há milhões de anos.

O Vale é cuidado pelo Velho do Rio, cognome do cronista e poeta Robson Marques que deu as informações sobre o vale e os achados do lugar, uma imersão na história.

Vimos de perto as pegadas deixadas pelos dinossauros. No vale pudemos ver réplicas dos dinossauros que viveram na região, muito verde, uma leve brisa e um clima de mistério, de desconhecimento, tudo isso nos fez sentir meio heróis para chegar perto daqueles animais préhistóricos...

Rogério nos chamou a atenção para o número de micos que estavam a nos observar e a medida que chegávamos perto mais apareciam. Ô bichinhos para nos conquistar, né?

Ao retornamos, o Velho do Rio presenteou a Carmen com um poema sobre as mulheres.

Na praça, todos já estavam se juntando para participar do passeio programado pelo MC Pegadas do Asfalto. Enquanto esperávamos a ordem de saída, o sol estava escaldante e o calor esquentou, o jeito era cada um procurar um pedaço de sombra e se refrescar do seu jeito.

A Praça da Matriz nos revela um pouco da história e do patrimônio de Sousa. A Igreja de Nossa Senhora dos Remédios foi erguida em 1814 e em 2007 uma das torres, que abrigava o sino e o relógio, desmoronou e estava sendo reconstruída.

O passeio contou com a participação em massa dos motociclistas percorrendo as ruas de Sousa, saindo pela BR, dando uma paradinha para refrescar na Barragem e no distrito de São Gonçalo até chegarmos no clube em Sousa para degustarmos uma deliciosa e farta feijoada e churrasco.

De volta ao evento, com o passar das horas a praça se enchia mais uma vez. A população também marcava a presença para aproveitar a programação aberta e nós recebemos o troféu do 4º Sousa Moto Fest.

Após uma chuva forte e rápida na madrugada de domingo (9/1/11) preparamos a Azuleica e seguimos pra casa, afinal a estrada era longa... A chuva nos ameaçou chegando por fim a cair e deixar os trechos em obra em estado lamentável de se passar... A gente passa por cada uma!

Assim foi a nossa viagem. A pequena Sousa nos recebeu com grande simpatia e hospitalidade e o evento organizado nos proporcionou uma grande festa... Que venham mais!!!