terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Mais um ano se passou..., é hora de olhar pra trás e fazer uma varredura no que foi realizado. Refletir sobre os bons momentos, pessoas que conhecemos e que agora fazem parte da nossa história.
Passamos por muitos lugares, afinal foram 45 mil km rodados em duas rodas, durante um ano inteiro de viagens. Pneus que foram trocados por quatro vezes e que deixaram nas estradas nossas marcas...
Fomos a pequenas e grandes cidades, pequenos e grandes encontros em que todos deram o seu melhor para receber esses personagens, homens de preto, em suas máquinas ruidosas, ostentando seus ideais em coletes com brasões dos mais diversos. É para nós, motociclistas, que se realizam essas festas e celebramos nossa irmandade. E nesse ano que se findou temos bons motivos pra celebrar as amizades que somamos.
Fazendo uma retrospectiva, iniciamos nossas viagens indo a pequenina Souza/PB, do nosso amigo Wellington, a cidade dos dinossauros e da mais gostosa água de coco bebida até por Madona.

Não ir a Afogados da Ingazeira/PE é quase impossível e por mais uma vez estivemos lá com nosso amigo Fiu para o 10º Encontro de Motociclistas do Sertão do Alto Pajeú!

Missão quase impossível mesmo foi ir até Cajazeiras/PB, depois de ter estado lá perto em Souza/PB. Mas não poderíamos deixar de prestigiar o nosso querido amigo Tito, do Metamorfose Ambulante.

Prado/BA é a nossa preferida, por motivos românticos sempre vamos ao encontro de lá e é também uma grande oportunidade de conhecer motociclistas da regiões sudeste que vão em peso para a cidade.

Fomos a Taquaritinga/PE e contabilizamos mais uns 758 km. Cidade pequena entre serras que nos presenteou com um belo passeio ao alto de uma delas na Rampa do Pepe de voo livre.

Estivemos também no nosso estado vizinho conhecendo as cidades de Umbaúba/SE e de Poço Verde/SE, do nosso amigo Everaldo El Loko, que nos ofereceu uma deliciosa feijoada à moda sergipana, com bastante legumes.


O bom mesmo de ter ido a eventos em Pernambuco, Paraíba e Sergipe foi poder conhecer, encontrar e rever grandes amigos como Bili, do Motociclista Forever que revimos em Pesqueira/PE, cidade do nosso amigo Hamilton, do Ororubá MC e demos uma esticadinha até Poções para conhecer o Santuário de Nossa Senhora.

Engraçado foi nos "travestirmos" de pipoqueiros e participar da Ação Social anual de Ivan, do Amigos em Duas Rodas, em Mata de São João/BA.
E não é que a gente voltou de novo à Paraíba??? Acompanhados de nosso amigo Cheldon, de Cabrobó, fomos até Conceição, cidade da cantora Elba Ramalho e de PH, do Titãs MC.

Quando se fala em ir a encontro na Bahia não se pode deixar de ir a Paulo Afonso/BA, do nosso querido Zerado, do Águias Livres. Um mega encontro, o Moto Energia que atrai muitos motociclistas da região de seu entorno. Para nós que gostamos de espichar a estrada é uma ótima oportunidade para ir de novo a Piranhas/AL.

Não há grupo mais carismático do que os Andarilhos, de Salgueiro/PE. Acreditando em todo esse carisma eles promovem o maior 0800..., é muita cerveja e churrasco o dia inteiro, eta bagunça boa!!!

De trás pra frente já conhecemos Paripiranga/BA, mas mais uma vez estivemos lá para a festa preparada por Gilvan, o VI Moto Fest.

Quase virando pernambucanos de novo fomos para Pernambuco, dessa vez para Tabira e seu III Encontro Motociclístico, uns 850 km. No Nordeste parece que tudo termina em praia ou em procissão, como no sertão não tem praia..., tomamos um delicioso café da manhã aos pés da gruta de Nossa Senhora de Lourdes e também conhecemos o Fusca mais incrementado que já vimos.

Mortos de saudade dos eventos e dos amigos da nossa terra, fomos a São Sebastião do Passé parabenizar o nosso querido casal Marilson e Sandra pelo aniversário do Sebastianense MG. Foi no palco do aniversariante que O Vírus da Liberdade ganhou uma grande declaração de amor cantada por Carmen ao moto clube e ao seu presidente, Rogério. Não é fraco, não!!!
Olha nós em Pernambuco de novo!!! Fomos a Sertânia/PE, de muitos amigos, um deles Ewaney, do Sertânia MC. Demos um passeio até uma barragem e ao sairmos de Sertãnia/PE, na volta pra casa ainda passamos em Lagarto/SE, para a feijoada promovida pelos 11 moto clubes, um deles o de Márcio e Taty.


O São João no Nordeste é festejado aos quatro cantos e juntando um pouco de festejos juninos e motociclismo fomos a Ibirataia/BA, acompanhados de amigos do Companheiros do Asfalto, de Valença/BA. Era a primeira vez que viajávamos com a Pretusca, uma Ténéré, preta, linda!


E foi com a Pretusca que aventuramos ir a Pirapora/MG para o XI Encontro Nacional e aproveitar o feriadão de São João. Na verdade era para irmos pra o nordeste, mas na última hora deu uma zebra e fizemos meia-volta e essa meia-volta nos custou suportar um frio que não estávamos acostumados... É claro que valeu a pena pela viagem, pelos belos lugares e pessoas que conhecemos, mas o despreparo para o frio nos deixou um pouco de mau humor... rsrsr


Outra figura carismática no meio motociclístico é o Cabo Lau, difícil vai ser encontrar alguém que não goste daquela criatura... Por ele, pelo xerém, pelos amigos e pela viagem fomos a Toritama/PE, para o IV Tigres Moto Fest.
O Moto Chico, em Petrolina/PE é um dos mais concorridos encontros do Nordeste, todo mundo quer ir. Petrolina é palco de grandes amizades que fica até difícil de enumerar e também é a oportunidade para irmos até a Ilha do Rodeadouro e Sobradinho/BA, passeios imperdiveis. Dessa vez fomos premiados com a passagem pela eclusa, um espetáculo da engenharia.
Em Santo Amaro da Purificação/BA, terra dos ilustres Caetano e Maria Bethânia e dos amigos Tuninho e Dodó, reencontramos amigos e saboreamos uma deliciosa feijoada.


Se a música de Caymmi decreta que você tem que ir a Bahia, em unissono os motociclistas gritam que você tem que ir ao Moto Capital, em Brasília/DF. Obedientes, arrumamos a Azuleica e fomos conhecer esse grande encontro. Uma cidade erguida para receber motociclistas vindos de tudo quanto é lugar, de dentro e de fora do Brasil, de perto e de longe. No Moto Capital a magia das redes sociais virtuais se fez real e conhecemos muitos amigos como Beto Sampa, Olímpio, Patolino, dentre outros . E é claro que fizemos um tour pelos belos monumentos arquitetônicos, mas também conhecemos o Salto de Itiquira, a maior queda livre de água, na cidade de Formosa/GO.


No ano passado não deu pra ir, mas em 2011 não declinamos do convite de nosso amigo Clézio, do Amantes do Motociclismo e fomos conhecer a pequena e fria Mairi/BA e participar do III Moto Fest Mairi, do MC Anti Stress.

É muito bom ir a novos lugares mas também é bom quando os amigos estão juntos e a farra fica maior. Em Entre Rios/BA foi assim, a grande maioria de nossos amigos baianos estava presentes!



Em Canindé do São Francisco/SE, palco de cenas da novela global Cordel Encantado também foi palco de um momento histórico para o motociclismo do nordeste, lá foi criada a AMO-NE, uma associação de todas as AMO da região.


O mês de setembro foi inspirador, mês das nossas férias em que passamos 30 dias nas estradas, dormindo cada dia em uma localidade. De forma resumida participamos de três encontros motociclísticos, fomos recebidos gentilmente em casa de pessoas que pouco conhecíamos e até mesmo desconhecidos que se tornaram de grande estima. Assim, devemos um agradecimento especial a Carlos, BR, de São Mateus/ES que nos levou até a Ilha de Guriri; a Ronald, de Campos de Goytacazes/RJ, que fez um tour noturno pela cidade; em Arujá/SP fomos recebidos por Rambo, do Via Brasil que nos fez estrear no encontro semanal do Ibirapuera, o Ibita Moto Point; Wanderson, do Escuderia Estradeira, de Presidente Venceslau/SP que fez um churrasco especial para nós e nos levou pela primeira vez em terras mato-grossenses; Mario, do Almas Estradeiras, em Avanhandava/SP que nos apresentou ao límpido Rio Tietê e, finalmente, ao nosso querido André, do Kalango Riders, de Itaperuna/RJ, um chef de mão cheia que nos levou para conhecer as cidades de Natividade e Tombo. Nossos sinceros agradecimentos!!!


Temos que agradecer também ao apoio que tivemos em Vitória/ES, logo no inicio da nossa viagem quando a corrente da moto partiu e quase ficamos a deriva. Agradecemos a Fernanda, do Amigas Motociclistas e Romildo, BR, com toda intermediação do nosso amigo Calixto, Pequenos Estradeiros, de Eunápolis/BA.

As férias de setembro nos levou a lugares mais distantes do nosso querido nordeste. Descemos para o Paraná, conhecemos diversas pequenas cidades e a maravilhosa Foz de Iguaçu com suas belas e inesquecíveis cataratas. Também colocamos os pés em terras estrangeiras..., fomos até o Paraguai.

Toledo/PR foi o nosso ponto de partida dos encontros escolhidos nas férias. Entre um e outro passeio por cidades das regiões sul e sudeste, participamos do segundo encontro em Mirandópolis/SP e em Santa Bárbara do Tugúrio/MG. Difícil é enumerar o quanto de amizades nós fizemos e a receptividade que tivemos em todos os encontros... Valeu, amigos!
Terminamos as férias contabilizando mais 8802 km, uma bagagem cultural diversificada e a sacola afetivaa carregada de boas lembranças...
Após 30 dias de viagem, chegamos em Salvador/BA, nossa boa terra e no final de semana já tinha um encontro para ir. Na verdade, uma ação social da turma do Mensageiros de Cristo que reuniu muita gente solidária. Nossas boas vindas no evento não poderia ter sido melhor com uma grande abraço e entusiasmo de nosso amigo Pimenta, dos Ninjas, a ele se seguiram muitos mais. Foi muito bom estar entre amigos depois de tanto tempo fora.

Em outubro, continuando nossas andanças fomos até Carira/SE e participamos do evento do nosso amigo Adriano, do Catingueiros do Asfalto.

Em Amélia Rodrigues/BA a festa foi dupla teve o II Moto Cana e o batizado do MC Busca Estrada, do nosso querido amigo Tanaka.

Acompanhados mais uma vez do nosso amigo Cheldon, Cabras de Aço, de Petrolina/PE fomos até a ponta de cima do mapa da Bahia, em Remanso, divisa com o Estado do Piauí. Remanso foi uma das cidades alagadas pela construção da Barragem de Sobradinho. Em Remanso conhecemos o animado grupo Remanescentes e o grande marcelino, presidente do grupo que proporcionou uma bonita festa para os motociclistas.
Mais uma vez a força motriz da amizade nos levou de volta a Mata de São joão/BA, dessa vez para o aniversário do ADR.
Outro amigo nos fez viajar para Cicero Dantas/BA, o motociclista show Morcegão.
Quem somos nós sem amigos? Entre boatos e verdades sobre o evento de Maragogipe/BA, seguimos para participarmos junto com Moisés do IV Encontro Nacional de Motociclismo e muitos amigos fizeram o mesmo. No mais era aproveitar a pequena cidade e sua orla fluvial...
Enfim, chegamos ao final do ano e ao evento mais esperado o Bye Bye, assim chamado por finalizar os encontros motociclisticos do ano. O Bye Bye é intinerante e em 2011 ele aconteceu na cidade de Jacobina, famosa pelas suas cachoeiras.
Sergipe resolveu acompanhar os baianos e também promoveu o seu Bye Bye, na cidade de Propriá/SE.
Não podemos deixar de lembrar e não haveria como esquecer dos amigos que recebemos em casa, na Sede Azul do Vírus da Liberdade e na Galeria dos Imortais. Foram amigos daqui, de lá, de acolá... rsrsr: Rubens - Pocasombra/SP, Cheldon e Cida - Cabras de Aço/PE, Wagner - Pocasombra/SP, Ton - Solitários do Asfalto/BA, Zé - Grillus/BA, Gilsinho - Suzukeiros do Atacama/BA, Ferreira e Alda - Motriz/BA, Dea e Alex - Companheiros do Asfalto/BA, Paulo Barros - Aranhas do Asfalto/BA.
Mais um ano sse passou..., podemos olhar pra trás, em nossa volta, nas nossas lembrançcas e ver o quanto somamos, o quanto conquistamos... Agora é seguir em frente, seguindo estradas e aumentando a aventura de conhecer e conquistar, e de encontrar e reencontrar amigos. E como diz a Canção da América, todos tem um lugar no nosso coração...
"Amigo é coisa pra se guardar. Debaixo de sete chaves,
Dentro do coração, assim falava a canção que na América ouvi, mas quem cantava chorou ao ver o seu amigo partir, mas quem ficou, no pensamento voou, com seu canto que o outro lembrou.
E quem voou no pensamento ficou, com a lembrança que o outro cantou. Amigo é coisa para se guardar. No lado esquerdo do peito, mesmo que o tempo e a distância, digam não, mesmo esquecendo a canção. O que importa é ouvir a voz que vem do coração. Pois, seja o que vier,
venha o que vier Qualquer dia amigo eu volto a te encontrar. Qualquer dia amigo, a gente vai se encontrar."



Um comentário:

  1. Carmem e Rogério,

    Estamos em viagem de férias. Segue o link para que vocês possam nos acompanhar. http://www.sandronaestrada.blogspot.com/.

    Um abraço,

    Sandro e Janaína - Paulo Afonso/BA

    ResponderExcluir