segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

MURITIBA/BA - 05 A 08/1/12

Foi um final de semana de festas, de aniversários, de muita alegria e comilança. Pegamos um ferry boat que já na quinta-feira estava lotado, com uma fila quilométrica de espera devido as festas de fim de ano e as férias. Primeiro fomos direto para Camassandi/BA. É grande a emoção de ver alguém chegar aos 88 anos. A mãe de Carmen reuniu seus filhos para comemorar esse feito no dia 5/1.


No dia seguinte, Dia de Reis, pegamos estrada para Muritiba/BA, a 145 km de Camassandi. Nessa viagem tivemos a companhia do irmão da Carmen, o Braga que estava estreando em encontros motociclisticos como "paciente" do Vírus da Liberdade.

Sob um sol forte e desaguando por baixo das roupas de couro, chegamos em Muritiba/BA. A recepção já armada na Praça de São Pedro, local do evento. A partir daquele dia, daquele momento o IX Aniversário do Águias do Recôncavo MC era parada obrigatória de todos e Bengo, presidente do moto clube recebia a nós com sua costumeira alegria.

O sol escaldante rapidamente nos expulsou da barraca e o jeito foi ir atrás da brisa do Rio Paraguaçu. Esse rio que é genuinamente baiano separa as cidades de São Felix e Cachoeira, conhecidas como cidade presépio e cidade heróica, respectivamente. As duas cidades guardam em suas ruas um rico acervo da arquitetura colonial, um deleite para turistas e apreciadores.

Cachoeira foi cenário da luta pela Independência e recebeu esse nome por ter sido instalada próxima às quedas d'água na cabeceira do Rio Paraguaçu. A Ponte Imperial D Pedro II que liga as duas cidades tem idade secular e ainda hoje sua estrutura de ferro resiste imponente sobre o rio.

Retornamos a Muritiba e nos juntamos a alguns amigos que já haviam chegado também e lá ficamos até a noite recebendo os amigos que iam chegando.



A medida que anoitecia a Praça de São Pedro ia ficando movimentada. Eram os barraqueiros que chegavam, motociclistas e a população que queria ver de perto toda aquela festa.


No sábado de manhã fomos turismar no município de Maragogipe, uns 20 km. Maragogipe, também desenvolvida às margens do Rio Paraguaçu, apresenta na sua costa fluvial algumas prainhas e nós fomos até uma delas. A descida para São Félix nos brinda com lindos cenários em que o principal artista é o Rio Paraguaçu.

Chegamos em Coqueiros, uma praia fluvial que recebe influência da maré e composta em um belíssimo cenário de manguezal, mata e rio.



A maré baixa proporcionou que caminhássemos até o meio do rio, mas rapidamente tivemos que retornar pois o seu nível já começava a subir.


Enquanto estavam no meio do rio nossos iniciantes pescadores cavucaram a areia e trouxeram alguns sarnambis, mariscos da região, semelhante a lambreta. A comilança foi boa, além de camarão, peixe frito e mariscada ainda pedimos ao dono do restaurante para aprontar o nosso marisco.



Imaginem que enquanto comíamos nossos frutos do rio, em Muritiba, lá no evento já etava sendo servida a feijoada 0800. Nem mesmo o calor forte afastou o pessoal e não dava pra dispensar nem mesmo um caldinho... aff!!!




E não parou por aí..., nosso amigo Bengo deu sinal para que todos acompanhassem a ele para saborear o sarapatel. O sarapatel, no sábado e a maniçoba, no domingo eram o ápice do deleite gastronômico daquele tradicional evento..., haja barriga!

Para queimar as calorias adquiridas... rsrsr, fizemos um passeio pela cidade. Nossas motocicletas foram acompanhadas por olhares curiosas por todas as ruas da cidade.




Enquanto descansávamos do passeio e já nos preparávamos para ir dar uma cochilada..., eis que o que há muito não acontecia, aconteceu: a Pretusca deu seu costumeiro piti!!! Mais uma vez a bateria descarregou, por sorte Bengo tinha um carregador e nos deu essa forcinha...

O evento de Muritiba/Ba, de Bengo, do Águia do Recôncavo MC é conhecido entre nós como Vem Vem. O apelido carinhoso faz uma alusão ao primeiro evento do calendário dos encontros motociclísiticos na Bahia. O Vem Vem 2012 foi um sucesso de público, de programação e de bandas. A alegria foi geral!!!


Por conta de toda essa alegria que vai desde Bengo até aos que participam dessa festa, a Pousada Teco presenteou os motociclistas com um simples e bem humorado café da manhã no domingo.


O apogeu da festa se deu após a missa na Igreja Matriz de São Pedro quando o padre abençoou os motociclistas presentes e com direito a água benta. Era só mesmo o que faltava: estávamos abençoados para mais um ano de estradas pela frente.




E fomos mesmo abençoados em um final de semana que começou e terminou com aniversários, em que a família de sangue e a de coração compartilharam alegrias e experenciaram a emoção de estarem juntos. Que venha 2012 com encontros recheados de alegria e de amigos que fazem parte e queiram fazer parte dessa grande família motociclística.

Um comentário:

  1. Boa noite, o motogrupo é fechado? Temho uma Tenere 25 e gostaria de participar de um motogrupo. Gostei bastante das atividades do virus da liberdade. grato pela atenção
    Silmário
    silmarios@gmail.com

    ResponderExcluir