quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

CIPÓ/BA - 27 A 29/01/12

Quando pegamos a estrada na sexta-feira a tarde mal sabíamos que o final de semana seria uma caixinha de surpresas, de boas surpresas. ("Surpresa boa não é a que a gente não espera. Surpresa boa é a que a gente não esquece...").
Pra começar, quando passamos por Mata de São João/BA, fomos até a casa de Ivan e Cida, do ADR MC e fomos surpreendidos com uma simples mas deliciosa comida baiana... Ahhhhh... sexta-feira na Bahia é dia de azeite em qualquer canto da cidade. Não deu pra resistir!!!


Também não deu pra encher o prato, afinal tínhamos uma estrada pela frente. Seguimos, então, pra Cipó/BA, uns 250 km, para o I Moto Fest da cidade e foi aí que as surpresas começaram. Todo mundo sabe que o primeiro encontro é imprevisível, pode ou não ser bom, pode ou não dar certo e por aí vai... E foi!!! Começou com uma recepção de primeira qualidade com água gelada, água de coco, caldo de cana, refrigerante, um acolhimento com muita alegria por todos que chegavam. Foi tudo de bom! É, tem muita gente que precisa aprender a fazer assim...


Ainda na recepção e depois no camping éramos abraçados e abraçamos os amigos que chegavam e ficamos surpresos com a chegada de tantos amigos de Pernambuco e Sergipe.



Passados os encontros e reencontros iniciais fomos com a Azuleica até uma oficina. Ahhhh, surpresa!!! Dessa vez não foi por defeito mas para colocar nela um descanso central. Fala sério, essas criaturas deveriam vir com esse descanso, facilita muito a vida da gente.



Quando anoiteceu e fomos até a praça do evento nos surpreendemos com a quantidade de motociclistas que haviam chegado, era muita gente, as motos (irresponsavelmente!) tomaram conta do passeio por todos os lados. Os amigos continuaram chegando: Billy, Wanda e Cal - Recife/PE, Isa - Serrinha/BA, Raquel - Salvador/BA, Marilson e Sandra - S. S. do Passé/BA, Nengo e Naddy - Catu/BA, Chico - Camaçari/BA, Indio - Pará, Patrick - Paraná, Rafael - Simão Dias/SE, Bicho Grilo - São Paulo, Clézio e Nane - Mairi/BA, Gilvan - Paripiranga/BA, o pessoal do Rota da Energia e do Cavalo Doido, de Paulo Afonso/BA, dentre outros.






Sábado de sol subimos na Azuleica e fomos conhecer um pouco a cidade. O Rio Itapicuru, que nasce em Jacobina/BA passa à margem direita da cidade. Nesse trecho suas águas são quase paradas e estavam num nível bem baixo, mas mesmo assim formam uma bela paisagem. Sem muitas opções de passeio na cidade, saímos para fazer um reconhecimento do campo, ou melhor da terra. Pegamos uma estradinha de barro e depois de andar bastante... chegamos a lugar algum... rsrsr e voltamos!!!


Cipó foi criada a partir da descoberta de águas termais em pleno sertão baiano e se desenvolveu após a criação da Estância Hidromineral por volta de 1935. Desde então, a cidade recebe muitos turistas à procura das "águas que curam", águas quentes medicinais ricas em ferro, cálcio e magnésio. Na praça, além da fonte e da cascata central onde é permitido o banho a qualquer hora ainda tem um parque aquático de águas potáveis e a piscina de águas térmicas, nela pode-se usufruir de banho quente pagando o módico valor de R$3,00, por pessoa. Nós não perdemos a oportunidade e podem acreditar, a sensação térmica é de uns 30 graus e deixa a gente bem relaxada.

Outros grandes atrativos da cidade de Cipó são o jardim no estilo greco-romano e o Grande Hotel, uma estrutura branca, enorme, vista desde a estrada e de qualquer ponto da cidade. O histórico hotel que foi inaugurado pelo Presidente Vargas e serviu de cassino hoje se encontra abandonado.



Na grande área de recepção do hotel ocorreu a inscição e fomos os primeiros a receber o troféu do I Moto Fest de Cipó.


Aos poucos aquela área silenciosa e calma foi se transformando com o burburinho e a alegria dos motociclistas que já se aglomeraram para saborear a feijoada 0800.




A feijoada como sempre foi um sucesso de público principalmente quando é servida com fartura e muita simpatia.


Após a feijoada, um pouco distante do centro na localidade de Pau Ferro, fomos convidados a participar da festa de inauguração de mais uma piscina térmica. A festa atraiu muitos participantes e teve como atrativos o Show de Willing e o Trio Elétrico Armandinho, Dodó e Osmar. Não ficamos para a festa mas soubemos que a animação durou por muito tempo. ("Abriu alas e caminhos pra depois passar o trio de Armandinho, Dodô e Osmar...").

Enquanto em Pau Ferro o povo se aglomerava, na pequena praça do encontro os motociclistas continuavam chegando. Encontramos com Tom - Salvador/BA, Dina - Salvador/BA, Bengo e Drica - Muritiba/BA, Marcelo - Feira de Santana/BA, Dani - Valença/BA e Valdir e Márcio - Camaçari/BA.

As surpresas não pararam com a feijoada, o Grande Hotel, o Trio Elétrico. As melhores surpresas são os encontros com amigos estimados em mais uma noite de festa. Além dos amigos que encontramos o reencontro com Rambo - Arujá/São Paulo, Zerado - Paulo Afonso/BA e Ronaldo - São Paulo/SP que trouxe nossa amada, salve, salve bandeira de volta nos rendeu muitas alegrias e tudo ao som de muita mpb tocada até quase o amanhecer. O que não tem sido surpresa, infelizmente, é a irritante zoeira que tem se alastrado nas festas e nas áreas de camping.





Igualmente surpreendente como a feijoada foi o lauto café da manhã do domingo, digno de ser servido no Grande Hotel e para magníficos representantes do motociclismo baiano, nordestino e nacional comemorando mais um evento que veio pra ficar!


De volta pra casa passamos pelo Morro do Cristo, em Nova Soure/BA pra, como é de praxe, deixarmos as fitinhas, agradecer a proteção e pedirmos boas estradas pela frente, com boas viagens e boas surpresas. E vamos nós...

Nenhum comentário:

Postar um comentário