quinta-feira, 12 de julho de 2012

ILHÉUS/BA - 29, 30/06 A 01/07/12

Os festejos juninos continuaram, feriadão pela frente e um aniversário pra comemorar e lá fomos nós para Ilhéus/BA, terra de Jorge Amado e de Gabriela, Cravo e Canela. Na noite anterior choveu bastante mas o sábado amanheceu com um lindo sol. Viva, Jorge!

A travessia pela Baía de Todos os Santos foi bem tranquila. Chegamos por volta do meio dia em Valença e paramos na oficina do nosso amigo Bento para dar um aperto no pedal da marcha. Dea, Companheiros do Asfalto, nos encontrou e nos acompanhou até uma churrascaria próxima para almoçarmos.

Saindo de Salvador para Ilhéus pode ser pela BR101, perfazendo 460 km. Resolvemos encurtar esse percurso atravessando para a Ilha de Itaparica, indo até Camamu, atravessamos a ponte para Itacaré até aí foram 165 km e mais uns 95 km até Ilhéus, uma boa reduzida! Mas, nem tudo é assim tão bom, os inúmeros quebra-molas tiram a paciência de qualquer um, até Camamu Carmen contou 56, ninguém merece! Outro ponto que pode atrasar a viagem é o entra e sai de cidades.

O aniversário era só no sábado, saímos na sexta e fomos até Ituberá para pernoitar na casa de um casal amigo, Cassaco e Raimunda, gente simples que faz sempre questão de nos receber, além do que, da sua casa temos uma bela vista da região. Lá em Ituberá nos encontramos com Alex. Companheiros do Asfalto que nos acompanhou até a casa deles.

O sábado amanheceu com chuva mas o horizonte já indicava um estio. Paramos em Camamu para um café e seguimos viagem até Ilhéus. A estrada, depois da ponte para Itacaré é muito boa, de belas paisagens naturais mas com muitas curvas.


Em Ilhéus, a Barraca Gabriela foi a recepção do Santa Cruz Motociclismo, com uma bonita e colorida mesa de frutas para os convidados.


Nosso anfitrião da vez foi Wallace, então presidente do Santa Cruz que nos levou até a área destinada ao camping antes, porém, sabendo o quanto gostamos de conhecer lugares e fotografar, nos levou a um mirante na Praia de Olivença.

Depois do mirante seguimos mais uns 10 km até um condomínio fechado, na casa de Seu Jorge (ele de novo!!) e Dona Eliana, sogros dele que, segundo ele, já tem costume de receber motociclistas em viagem ou não. O local mais do que aprazível a beira mar já nos convidava a ficar a vontade e beber água de coco.


Tiramos o couro e com roupas mais apropriadas voltamos a Barraca Gabriela. Apesar da maioria dos convidados serem de Ilhéus e de cidades em seu entorno, por lá estavam presentes Fátima, da facção Salvador do Santa Cruz, Xande - Aranhas do Asfalto e Décio, de Cruz das Almas/BA. Para nossa grata surpresa conhecemos Ronaldo e Sandra, de Ipiaú/BA que já eram nossos amigos virtuais e a partir daquele momento nos tornamos amigos reais. Para celebrar esse encontro compartilhamos no almoço um delicioso peixe, um prato com um nome bem próprio ao local, Peixe à Gabriela, um vermelho grande com camarões pistola... hummm, Carmen adora camarão!!!


As comemorações do aniversário seguiram até a noite na Churrascaria Recanto Gaúcho. A grande maioria dos integrantes do grupo estavam presentes e juntamente com eles comemoramos o 2º Aniversário do Santa Cruz Motociclismo com direito a bolo, lembrança e agradecimentos do grupo. Na oportunidade o Santa Cruz anunciou a mudança de presidente, saindo Wallace e entrando para uma gestão de mais dois anos, Marcos.





No domingo, sempre nos deixando muito a vontade, Eliana nos convidou para um delicioso café da manhã.

Com o dia livre nos vestimos de "achadeiros" e fomos em busca de passear. Saindo pela esquerda pegamos o rumo para Canavieiras, uns 116 km de estrada boa, coqueirais e fazendas. Passamos por Una, meio de caminho, pegamos um pouco de chuva mas logo o sol se apresentou. Vimos o Rio Aliança, de água preta (Una em tupi) e a igreja de São Sebastião. Quando chegamos em Canavieiras fomos conhecer o pai de um amigo, Muniz, e o achamos no seu bar com um nome bem original, Miaxi. Providencial!!!


Passeamos pelo pequeno Centro Histórico e na orla do cais, cenário de algumas novelas globais, paramos para almoçar no Bistrô, uma deliciosa Moqueca de Badejo, com um preço bem convidativo (R$45,00) e que tranquilamente dá pra quatro pessoas, com um atendimento nota dez de Irá, funcionária do estabelecimento que mais parecia ser a dona.



Na estrada para Canavieiras vimos uma entrada de barro a esquerda e resolvemos na volta entrar para Pedras de Una, uma vila de artesãos e pescadores à margem do rio, bem tranquilo. Muito há o que se ver, mas para nós bastou e deixamos mais para a próxima vez...




À noite, no "nosso camping", Wallace e Lorena receberam os Inxeridos para um churrasquinho, juntamente com Fátima e Xande.

Na segunda-feira, hora de pegar o rastro de volta pra casa, arrumamos a bagagem, compartilhamos um café da manhã com nossos anfitriões e agradecemos mais uma vez a toda aquela hospitalidade. Wallace nos acompanhou até a saída e reafirmamos, mais uma vez, o espírito de irmandade que doravante nos ligava ainda mais. Valeu!!!


Na saída da cidade de Ilhéus, paramos na Praia do Norte e no mirante de Serra Grande, descida para Itacaré, uma bela vista do litoral baiano.



A chuva enfim nos abandonou e voltamos pra casa com um dia lindo, típico do litoral, típico na nossa boa terra. Deixam0s a São Jorge dos Ilhéus, a terra de Jorge Amado, de Gabriela, de Eglaer e do Santa Cruz Motociclismo e de Wallace e seus familiares com muita alegria e a certeza que conhecemos pessoas muito especiais e que a irmandade motociclistica foi reconhecida e fortalecida, com as bençãos de São Jorge. Viva Jorge!

Nenhum comentário:

Postar um comentário