sexta-feira, 26 de julho de 2013

ILHÉUS/BA - 5 A 7/7/13

Apesar de ter sido uma semana chuvosa, resolvemos viajar. Apesar de ter um evento bem próximo daqui de Salvador, resolvemos viajar pra um pouco mais distante. Apesar de ter que atravessar o ferry a noite, com um mar meio nervoso, resolvemos viajar. Resolvemos viajar para Ilhéus/BA, não por acaso, para participar do Aniversário do Santa Cruz Motociclismo e poder estar mais próximo dos amigos motociclistas do sul da Bahia uma vez que parece ser tão difícil quem é de lá vir pra cá e daqui ir pra lá. Com a noite ainda um pouco chuvosa atravessamos a Baía de Todos os Santos e dormimos em Camassandi/BA. A chuva durou a noite toda e pela manhã quando saímos ela continuava a se fazer presente... Paramos em Valença/BA para, mais uma vez, saborear o delicioso café da manhã e o ótimo atendimento do Maria do Mingau, com precinho camarada e uma deliciosa e grande variedade dá pra dar uma reforçada e pegar viagem despreocupado. 
Enquanto isso, a chuva continuava e nos acompanhou até Itacaré/BA, mais ou menos uns 150 km. Quando chegamos na estrada de Itacaré para Ilhéus a chuva nos deu trégua e ao passar por Serra Grande é quase certo parar no mirante que oferece uma das mais belas vista panorâmica do baixo sul.

Faltavam mais uns 95 km pra chegar em Ilhéus e a chuva realmente nos deixou. A chuva nos atrasou um pouco e chegamos por volta das 13h00, almoçamos e contatamos o nosso amigo Eglaer, do Santa Cruz Motociclismo. Enquanto ele chegava trocávamos "figurinha"com Calixto - Pequenos Estradeiros, de Eunápolis/BA que estava acompanhado de sua esposa e filha, Edilene e Ana Maria. Um fato bem curioso nos fez rir bastante e lembrar de uma época que muitos querem esquecer. No mesmo restaurante, um motociclista de Brasília/DF se apresentou a nós, conversa vai conversa vem, declarou-se ser uma dos "marajás" do governo Collor. Moral da história? Eles realmente existiram e alguns ainda vivem e vivem muito bem, como marajás! Eglaer chegou e levou a todos para sua casa na praia de Olivença. Entre arrumações e bate-papo, provamos um autêntico chimarrão, afinal Eglaer é gaúcho e começávamos a sentir um gostoso aroma que aguçava nossos sentidos, era Carmen, esposa de Eglaer que preparava uma farta feijoada.

A enorme mesa de pedra nos convidava a "rebolar os beiços", estava tudo lá: a feijoada, arroz branco, farofa com alho frito, couve na manteiga e salada. Melhor, impossível! Nosso estômago agradeceu bastante. A essa altura, como imã, outros apareceram por lá como o pessoal do Santa Cruz e mais Sandro, Minho e Su - Vírus da Liberdade, Calixto, Edilene e Ana Maria - Pequenos Estradeiros.
Alguns reservam o final de semana para um Resort ou SPA para relaxar ou passar por uma dieta, nós reservamos o final de semana para um "esSParro" deliciosamente preparado pelos nossos anfitriões. Na manhã seguinte à feijoada, o café da manhã não ficou pra trás e aquela enorme mesa de pedra nos convidava para o banquete matinal.


Sábado, como sempre, é dia de "achadeiros". O tempo era curto, pois o evento seria a partir do meio dia, e nosso guia Sandro nos levou para conhecer a Ilha dos Desejos, que só é uma ilha quando a maré cheia esconde a ligação de terra.


A pequena e bem cuidada trilha pelo manguezal é encantadora e a travessia para a ilha é feita por um pequeno barco/balsa, com capacidade para 9 pessoas, puxado a mão por uma corda guia. Por essa simples travessia se paga a bagatela de R$ 3,00, por pessoa.


A praia de Olivença, pelo menos no trecho que conhecemos, a areia é bem dura e lisa, algumas pedras e o mar aberto com muitas ondas afasta a vontade de um banho. No céu, o sol e as nuvens pareciam disputar quem ficaria melhor na cena. Nós, é claro, torcíamos para o sol... rsrsr 
O Santa Cruz Motociclismo escolheu o Balneário Tororomba pra comemorar o seu terceiro aniversário e receber seus amigos para uma grande festa. Uma estância formada pelo ribeirão que dá nome ao balneário, com piscinas de águas medicinais ferrosas, iodadas, com magnésio e sódio também. O balneário tem toda infraestrutura para receber turistas, possui uma queda d'água artificial chamada de Véu de Noiva e para desfrutar disso tudo paga-se R$ 5,00, por pessoa. No nosso caso, o moto clube aniversariante reservou o balneário para a festa e recebíamos uma pulseira colorida como convidados. Aos pouquinhos aquele lugar foi se enchendo de motociclistas e bandeiras dos moto clubes foram espalhadas pelo local. A água das piscinas é bem gelada e precisa tomar um fôlego para se jogar nela, algo não muito difícil pra nós... A pequena Ana Maria tremia tal qual vara verde, mas destemida não saí da água um só instante. Seguindo o exemplo, logo mergulhamos naquela água escura e gelada mas muito refrescante e aos pouquinhos o corpo acostuma e o frio passa, o problema era sair... rsrsr. 
Apesar da frequencia ser completamente do pessoal do baixo sul, estávamos nos sentido à vontade e alguns amigos chegaram como Sílvio Sapão, Néia e sua turma do Solitários do Asfalto, de Jequié/BA, Sebastião, Walace e Lorena - Santa Cruz Motociclismo, Danilo - Os Notáveis, de Eunápolis/BA.
Durante toda a tarde os espetinhos de churrasco foram servidos para os convidados e chegou a hora dos parabéns. Um bonito e gostoso bolo nas cores do moto clube e com cheirinho de chiclete foi trazido para todos juntos catarmos o "Parabéns a Você".
De noite a chuva voltou a nos rondar quando já estávamos no evento no centro de Ilhéus. Um pequeno palco, telão e local reservado para as motos que perfiladas deu um brilho especial àquela noite chuvosa. Enquanto uma banda tocava, enquanto a chuva caía, enquanto o tempo passava, nós estávamos lá. A chuva deu uma trégua e  Marcelo, presidente do Santa Cruz, foi ao palco para anunciar a criação do Troféu Motociclista Inspirador. Com esse troféu o Santa Cruz propunha homenagear o motociclista que de alguma forma agrega valor ao motociclismo, especialmente ao motociclismo baiano, agraciando aqueles que inspiram outros motociclistas. Dentre as categorias de homenagem tivemos o motociclista que apóia eventos, o que desbravou fronteiras da América do Sul, o grupo que empreendeu uma grande viagem e, com grande emoção, vimos Rogério ser chamado ao palco juntamente com Carmen para receberem o Troféu Motociclista Inspirador, como o motociclista que mais viaja. Agradecidos e emocionados recebemos o belo troféu, com nome tão sugestivo, que se assemelha com o Vírus da Liberdade... disseminar, divulgar, inspirar o motociclismo.

Emoções controladas, hora de dormir porque o dia seguinte era de estrada pela frente, de volta pra casa. Domingo e mais uma bela mesas de café da manhã preparada pela esposa de Eglaer, a xará Carmen. Eglaer e Carmen abriram as portas da sua casa para receber os amigos que foram até Ilhéus para participar da festa e prestigiá-los. Na casa éramos 14 motociclistas e o café da manhã, como numa grande família, foi o melhor momentos para desfrutar da irmandade que nos une. Estavam presentes representantes dos moto clubes Santa Cruz Motociclismo, Vírus da Liberdade, Os Notáveis, Pequenos Estradeiros e Solitários do Asfalto.
Mais uma viagem cumprida. Homenagem recebida. Irmandade fortalecida. Apesar da chuva, nós estávamos lá. Apesar da distância, nós estávamos lá. Nos despedimos dos nosso anfitriões e amigos e pegamos o caminho de volta, nós e Sandro. No meio do caminho, uma pequena parada no Natureza Viva para tomar um café expresso e continuar viagem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário