terça-feira, 3 de setembro de 2013

GANDU/BA - 23 A 25/8/13



A semana foi de muita chuva e a expectativa para o final de semana era que ela continuaria a nos "assombrar". Se há algo que não combina com moto, por mais equipamentos que se use, é a chuva. Por outro lado, ela não pode ser um empecilho absoluto para os nossos passeios, vez que foi a moto que escolhemos como companheira de estrada, com segurança a gente pega a estrada. Assim pensando, arrumamos nossa Açucena e nos mandamos para Gandu/BA, antes, porém, pernoitamos em Camassandi/BA. Logo cedo seguimos para Valença/BA até a casa de Alex e Dea - Companheiros do Asfalto que nos esperava com um gostoso café da manhã. Até então, a chuva nos deu trégua, mas quando saímos de Valença a caminho de Gandu, ela resolveu nos acompanhar ora sim, ora não.

E assim foram os quase 240 km até chegarmos na cidade que esperava os motociclistas para o I Bate e Fica de Gandu. A recepção calorosa dos organizadores do evento, o MC Corujão da Bahia, foi no mesmo local onde seria realizado o evento.
Depois de armarmos e arrumarmos a nossa casa temporária, retornamos para o evento. Paramos no Trailer de Dora e tomamos umas geladas com amendoim na companhia de Alex, Dea e Barão, todos do Companheiros do Asfalto. O lugar era passagem obrigatória para o evento e víamos os motociclistas chegando aos poucos, mesmo com a chuva não cedendo. Ao nosso encontro chegou Gilsinho - Suzukeiros do Atacama e, a nossa maior e grata surpresa, nossos amigos de Ipiaú, Reinaldo e Sandra. Foi um reencontro dos bons, com muitas histórias, troca de dicas de viagens e compartilhamos uma enorme panela de lambretas que compramos ali mesmo e Dea preparou na casa da sua tia. Foram trinta dúzias e meia de lambretas detonadas a 14 mãos ávidas, a comerem compulsivamente aqueles deliciosos mariscos. Foi realmente um delicioso encontro, literalmente!



Assim como a chuva que vinha e ia, as surpresa também fora se sucedendo. Dessa vez foi com Marilson e Sandra - Sebastianense que trocou de moto e, acatando uma sugestão da filhota Mariana, homenageou a Carmen dando seu nome a moto, uma Suzuki F 650, toda azul. É claro que Carmen ficou abusadamente metida... rsrsr.

Fomos almoçar uma picanha na chapa e lá mais uma surpresa, era aniversário de Hailton - Hienas e nós, é claro, participamos dos parabéns e comemos o bolo como sobremesa... e a chuva? Estava lá coladinha com a gente até o momento que saímos para dar um passeio no único ponto turístico da cidade: a lagoa azul. Além de passear e fotografar pelo lago, queríamos mais, e resolvemos andar de pedalinho. Podem acreditar cinco marmanjos pedalando aqueles dóceis carrinhos... rsrsr, pelo menos mais dóceis que os gansos que nos recepcionaram. Cada casal escolheu o seu ( Rogério e Carmen, no cisne azul; Marilson e Sandra, no cisne amarelo; e, Gilsinho, no cisne preto e depois no branco) e passamos a pedalar pelo lago azul. Pedala daqui, pedala de lá e resolvemos apostar uma corrida. Num esforço hercúleo para não praticantes de exercícios, na chegada estavam todos com meio palmo de língua pra fora, tontos e querendo todo oxigênio do mundo para repor as energias... Ufa, não foi brinquedo não!!!

Recuperadas as forças, montamos naquela que realmente temos condição de pilotar, a moto e seguimos de volta para o evento. Notadamente o pequeno e modesto evento foi se fortalecendo com a chegada de mais motociclistas e a parada da chuva. Pois é, a chuva parou e deixou um friozinho rondando a gente...
Continuamos no evento até a noite só vendo os amigos que chegavam, a banda que já ensaiava os seus primeiros acordes, o prefeito subindo ao palco trio para agradecer a presença dos motociclistas, o batizado de alguns membros do MC Corujão da Bahia, homenagem a um motociclista  morto em acidente e a música que foi até a madrugada. 
A chuva não nos impediu de ir a Gandu/BA, mas nos impediu de fazer nossos costumeiros passeios de "achadeiros". O encontro foi o primeiro, foi pequeno, até prejudicado pela chuva e por outro encontro mais próximo de Salvador, mas agradou a quem foi, agradou a nós que revimos amigos de cidades próximas e nos possibilitou conhecer mais motociclistas e fortalecer essa irmandade que escolhemos para compartilhar de marcantes momentos. Quem pensa que a chuva nos abandonou, enganou-se. Acordamos com o barulho dela fazendo samba no telhado. Arrumamos nossa bagagem e seguimos até Teolândia/BA para tomarmos um café num lugarzinho bem gostoso e arrumado em um posto de gasolina. No entroncamento para Valença/BA encontramos com os Companheiros do Asfalto e seguimos juntos até a cidade. De lá fomos para o nosso bom, velho e lento ferry para a bela travessia da Baía de Todos os Santos e, o que é melhor, se chuva. Até a próxima, com ou sem chuva...


Nenhum comentário:

Postar um comentário