segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

CABACEIRAS DO PARAGUAÇU/GEOLÂNDIA/BA

Passados os festejos do Ano Novo já nos preparamos para pegar a estrada no dia 02/01, sábado, atendendo a um convite de Ruiter para passarmos o final de semana com ele e mais alguns amigos em Geolândia, distrito de Cabaceiras do Paraguaçu, onde aconteceria a reunião da AMO-BA.
Apesar de ficarmos cismados com o convite (achávamos que seria uma ocasião escolhida por Ruiter para nos agradecer pela ajuda nas ocorrências na viagem de Livramaento/Salvador), não queríamos ser desagradáveis e recusar até porque, para nós seria uma excelente oportunidade de voltarmos aquelas bandas. Cabaceiras do Paraguaçu nos deixou encantados, em uma viagem anterior que batizamos de Rota do Paraguaçu e, diga-se de passagem, ainda não concluída. Como o próprio nome diz, esse município fica às margens do Rio Paraguaçu, rio de águas escuras e que formam a Barragem da Pedra do Cavalo.
Certos de que essa era a razão lá fomos nós, num sábado de chuva... é isso mesmo, quem nos conhece sabe que para nós não tem tempo ruim para desbravarmos os caminhos do conhecimento... é claro que observamos a segurança para que possamos fazer uma viagem tranquila. Mas a chuva era pouca e resolvemos seguir caminho.
O combinado era chegar ao ponto de encontro no posto 1000 e sair às 8h. Além de nós, o único que apareceu foi Daniel, que se tornou o nosso "ponta de lança" na estrada até chegarmos em Cabaceiras. Saímos pontualmente às 8h, sem chuva, e Paulo Barros já nos esperava no entroncamento de Dias D`Ávila. Na entrada de Cabaceiras Paulo passou a ser nosso guia até a casa em que ficaríamos da amiga e também motociclista Júlia.
Chegamos e fomos recepcionados por Ruiter, Elna, Júlia, Júlio, Eduardo, Íris e Rodrigo (filho de Elna). Após mostrarem o nosso "aposento", iniciamos o processo de armar a barraca.
Só foi o tempo de armar a barraca e colocar as tralhas dentro para nos apressarem para dar início à reunião da AMO-BA que, naquele momento ficamos sabendo, teria como convidado Rogério. Assim, a turma foi dividida: para a reunião seguiram Ruiter, Rogério, Júlia, Paulo, Eduardo e Daniel e, sem opção, ficaram a ver navio... rsrsr... Carmen, Elna, Iris, Júlio e Rodrigo... é... o jeito foi inventar o que fazer, só nos restou ir dar um passeio pela cidade... fazer o quê???
Deixamos as cabeças pensantes e seguimos o nosso rumo, mas logo descobriríamos que não havia muito o que se ver... o distrito era pequeno e como todo lugar de interior pequeno, tudo se desenvolve ao redor da igreja e da praça. Foi o que aconteceu, seguimos a rua da frente, a do fundo, a da direita e da esquerda... pronto! kakaka... sem exageros, não havia muito ou, melhor quase nada, a se ver, mas o que vimos foi de grande beleza da natureza.
Subindo... nos deparamos com a vista panorâmica do Rio Paraguaçu... é realmente deslumbrante... uma bela vista!
Descendo... chegamos à margem do Rio Paraguaçu... uma imensidão de água!
Já era meio dia quando retornamos e a reunião daria pausa para o almoço... até que enfim!!! Almoçamos no Restaurante de Edinha: meninico, sarapatel, ensopado de carneiro e traíra frita... um cardápio variado para todos os gostos. Enquanto almoçávamos, chegava Miguel e Fátima para se juntar ao grupo... que hora boa de chegar hem???
Ma não tem moleza não, o chefe logo arrebanhou o povo pra dar continuidade à reunião que durou mais algumas horas mesmo após a saída de Daniel, que retornou à Salvador. Aproveitamos o momento de despedida, a "hora do recreio" para amenizar o calor com picolé.
Mas nem demorou pra Ruiter dar outro sinal e recomeçar, de novo, a reunião... e nós, pobres coitadas, sem ter nadica de nada pra fazer, sentamos no chão e demos a falar abobrinhas para passar o tempo... rsrsr... e ainda fomos chamadas por Rodrigo de "três bruxas malucas"... pode??? Como será que ele descobriu??? As vassouras não estavam lá... criança tem é arte... kakaka
Mas enfim, por aquele dia, a reunião acabou e voltamos para casa. Terminamos de encher os colchões, Rogério deu um jeito no bocal da lâmpada e Paulo ajeitou o seu saco de dormir por lá também...
Fim de tarde, solzinho indo embora, Júlia sugeriu que fóssemos tomar banho no rio... que maravilha, nada como terminar uma reunião assim... e lá fomos todos! E os momentos vividos no banho do Rio Paraguaçu nos proporcionou cenas, no mínimo, hilariantes... rsrsrs... é só olhar pra ver... kakaka... vamos combinar??? Parecem ou não os Bananas de Pijama??? Fala sério!
Não dá pra estar perto de uma imensidão dessas e não entrar nessas águas... Carmen não contou duas vezes e pegou o short de Paulo e entrou na água... é ruim que ela ia deixar essa oportunidae passar... Ruiter, Elna e Fátima até então não haviam se animado...
Mas a alegria era tão grande, a energia que circulava alí era tão positiva e atraente que contagiou a Ruiter e Elna... o que nos proporcionou mais uma cena inusitada!
O que o amor não for capaz de fazer mas nada será... impagável ver essa situação!
O cenário, a composição da água, do céu e do sol nos proporcionou fotos maravilhosas... é preciso agradecer a mãe natureza!!!
E olha só Rodrigo embaixo da água... muito legal!
Mas, de forma inesperada, surge das profundezas das águas escuras do Rio Paraguaçu um ser aquático indeterminado... rsrsr... que é isso??? É o monstro do Lago Ness que migrou pra cá... não, é um lobo marinho... ahhhh... é Paulo Barros!!!! Brincadeirinha... calminha... rsrsr
Hora de voltar mas não sem antes subir até o restaurante/bar pra que os Bananas... ops... os rapazes tomassem uma geladinha... pra não perder o costume.
Chegando no "acampamento" terminamos de ajeitar as coisas, trocamos de roupa e já seguiríamos para colocar algo no estômago que ninguém ali era de ferro... faça o favor, né?
Enquanto isso... desfrutamos um pouco no sofá, xamegando e jogando conversa fora.
Saímos para o passeio noturno e Júlia nos levou à casa de Dona Maria Senhorinha Cerqueira, Dona Senhora como é conhecida... 99 anos de sabedoria e disposição... bonito de se ver, viu???
Dona Senhora mora em uma casa centenária que, apesar de ter sofrido algumas reformas, ainda guarda objetos antiquíssimos como o oratório, o pilão, camas, portas e janelas altíssimas. Segundo ela "se era coisa velha que queríamos ver..." Nos mostrou também um pau de candeia, retirado da armação do fogão a lenha... a madeira de candeia é conhecida pela sua resistência ao apodrecimento... haja informação!!!
E pra finalizar, Dona Senhora ainda nos brindou com uma previsão: "Natal foi com lua cheia... São João às escuras..." sei não, mas olha a cara que Paulo fez???
Saímos da casa da sabedoria com o estômago colando nas costas... exagero!! E naquela noite tudo acabou em... Pizza!!! Não foi nenhuma pizza de marguerita, como de costume, mas... tava bom também, o importante é que estávamos contentes e em harmonia...!
Ao final ainda saímos pra ver o show da lua que estava como uma bola prateada derramando sua luz nas águas do Rio Paraguaçu... uma verdadeira pintura!
Voltamos pra casa e vocês nem podem imaginar o que aconteceu... Ruiter convocou a todos para dar continuidade à reunião que terminou tarde com algumas cabeças pensantes já caindo para os lados de tanto sono... rsrrs... ele pôs fim com a promessa de que no dia seguinte retomariam e concluíriam a pauta... aff, haja fôlego!!!
Dia seguinte,domingo, 03/01, Ruiter já acordado começou a despertar os demais... antes porém, Rogério resolveu saborear uma deliciosa jaca mole com farinha???? Impressionante!! Não sei... só sei que foi assim ... rsrsr
E a reunião começou... quando pensávamos que ia acabar Ruiter surpreende a Rogério e a Carmen com um convite para compor o que ele chamou de Conselho de Educação, da AMO-BA. Surpresos e agradecidos eles aceitaram o convite que foi aprovado pelos membros da Associação presentes a reunião.
Após a surpresa e com o compromisso firmado, saímos todos para tomar café na praça, sem esquecer de fotografar diante da Igreja de Santo Antônio.
O café da manhã foi na padaria. Tomamos suco de laranja com pão e queijo quente e tudo foi muito divertido, culminando com um animado "Parabéns a você" para Júlio.
Do café da manhã Ruiter e Elna seguiram viagem para Feira de Santana e nós ainda fomos conhecer um local da infância de Júlia, a Fonte de Sérgio... uma fonte de água mineral puríssima... Todos nós provamos da água... uma verdadeira riqueza!
Agora sim!!! Hora de voltar pra casa... arumamos a bagagem... epa, epa, epa! Calma... ainda deu pra dar uma forcinha e colocar umas madeiras pra dentro da casa... coisa pouca para dois rapazes fortes!!!
Por sugestão de Paulo retornamos por Cachoeira, lá ele foi visitar a madrinha dele que mora em um sobrado antigo e almoçamos na orla: manissoba e moqueca de camarão! Muito bom!!!
Mais uma surpresa no meio do caminho... paramos na casa do amigo Toninho, que ficou muito contente em nos ver... bebemos uma água geladinha e seguimos para Salvador.
Conclusão, a viagem que para nós seria de agradecimento, e na verdade também foi, se tornou numa surpresa! E pensar que tudo começou com aquela encrenca na viagem de volta do Bye Bye 2009... Ao final, quem tem que agradecer somos nós pela confiança depositada e mais do que isso, da amizade que foi selada!

2 comentários:

  1. Queridos e estimados AMIGOS Rogério&Carmem!
    Agrdecidos e honrados estamos nós, por termos cidos acietos como Amigos e por vc´s terem aceito nosso desafio de somar junto à Diretoria da AMO-BA em beneficio de um projeto que mais é um desafio.
    Obrigado pelo carinho.
    Ruiter&*Elna

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez, ao ler a postagem consegui me reportar aquele fim de semana tão gostoso. E tenho certeza que ele foi o primeiro de muitos!!

    Bjs

    Elna

    ResponderExcluir