terça-feira, 7 de junho de 2011

SÃO SEBASTIÃO DO PASSÉ/BA - 03 A 05/6/11

Dessa vez o moto turismo foi em Salvador/BA. E isso só foi possível porque recebemos amigos que vieram à nossa querida cidade. Na sexta-feira nos encontramos com Ferreira, do Motriz e Paulo, do Aranhas do Asfalto/Camaçari-BA, pra juntos recepcionarmos na BR 324, na entrada de Salvador/BA, nosso casal de amigos de Petrolina/PE, Cheldon e Cida, do Cabras de Aço MC/Cabrobó-PE. A alegria dessa chegada foi sentida por todos nós!



Depois dos abraços e desejos de boas vindas nos dirigimos até a sede azul do Vírus da Liberdade MC. Uma vez instalados, nossos amigos nos presentearam com um troféu pela amizade cada vez mais forte entre nós, firmando uma relação que Cheldon chamou carinhosamente de Irmandade PEBA, uma alusão aos nossos estados de origem. Estando na sede azul não há como escapar da Galeria dos Imortais, um local que idealizamos para deixar registrada a passagem de amigos pela sede. Cheldon e Cida colocaram na Galeria o adesivo do Cabras de Aço MC. Como disse o próprio Cheldon: "Agora é a minha vez. Eu consegui!!!!".



Sem tempo pra descanso, pois o tempo urge e Salvador tem muito o que se conhecer, trocamos de roupa e fomos andar pelo Pelourinho. ("Pelô, Pelourinho, patrimônio da humanidade. É Pelourinho, Pelourinho, palco da vida e nas negras verdades..."). Andar pelo Pelô, é caminhar pelas páginas da história dos 462 anos da cidade de Salvador/BA. Andamos pelas ruas de pedras, vimos os sobrados, a Fundação Casa de Jorge Amado, a Casa do Olodum, a Cantina da Lua, A Catedral Basílica, a Igreja de São Francisco (seu interior é banhado em ouro!). De local de castigos e punições hoje o Pelourinho é palco de artes de todos os gêneros.




Depois de respirarmos um pouco da história soteropolitana, voltamos pra casa. Lá na sede azul Cheldon colocou na Azuleica o presente que ele lhe deu: uma placa! Eita que ficou bonita a danada... rssrsrs

Apesar de cansados ainda tivemos tempo para saborear uma lasanha, trocar umas idéias para o dia seguinte e relaxar para logo ir dormir.

Na manhã de sábado, um pouco mais de história. Descendo para a cidade baixa passamos pelo Mercado Modelo, que oferece a maior variedade de artesanato e lembranças da Bahia; pelo Elevador Lacerda que tem 142 anos e 72 m, ligando a cidade alta à cidade baixa; a Igreja de Nossa Ssenhora da Conceição da Praia, uma das mais antigas de Salvador e de onde sai o cortejo do Senhor do Bonfim; O Quartel dos Aflitos, uma das construções de defesa contra Portugal; o Forte de Santa Maria, palco da invasão holandesa; o Farol da Barra, que orientava os navios na entrada da Baía de Todos os Santos; a paradisíaca orla; o Farol de Itapuã, de 138 anos e ainda em atividade; e, por fim, a Lagoa do Abaeté, de água doce e escura e areia branca. Ufa!!! Todos cantados e contados em prosa e verso até hoje.






Depois do banho de história, num passeio de moto turismo de dar água na boca, seguimos para São Sebastião do Passé/BA, a uns 50 km de Salvador/BA. A partir dali a história seria escrita por nós, iríamos fazer parte de mais um episódio dos encontros motociclísticos baianos. Chegamos à cidade e a festa já estava bombando. O IV Aniversário do MG Sebastianense arrebanhou uma grande quantidade de motociclistas para o seu evento, superando expectativas e acreditamos até mesmo dos organizadores. Estava uma festa linda!!!




O evento encheu os nossos olhos, ficamos emocionados com a reunião de pessoas que o carinho, a dedicação e organização do seu idealizador, Marilson, sua esposa Sandra e todo seu grupo conseguiram juntar. Como dissemos, "matou a nossa sede"! Encontramos e revimos amigos que há muito tempo não encontrávamos. Sentimos novamente o gosto de participar de um evento na nossa terra, do nosso jeito, de saborear o delicioso caldo de aipim!




A campanha Zoeira? Tô Fora!!! ganhou uma apimentadinha agregando-se ao seu slogan "Zoeira: arte de ser babaca". Muito bom!!! Não bastasse a comemoração do IV aniversário, o evento também se prestava a ser uma ação social, recebendo doações na inscrição que seriam entregues a instituições carentes. Motociclismo e cidadania, tudo a ver!







Se todos já estavam esfuziantes, o evento também provocou mais algumas emoções: no palco, batizados de integrantes de moto clubes, homenagens ao Moto Grupo Sebastianense, dentre eles, a do Vírus da Liberdade MC e a do Cabras de Aço MC e a mais surpreendente, pelo menos para Rogério. Numa atitude de generosidade, Marilson e Sandra deram espaço para que Carmen homenageasse o Vírus da Liberdade MC, que dali a um mês, 04/07, completará 3 anos com um banner de todos os caminhos por onde o Vírus já foi e irá e também declarasse seu amor cantando e deixando Rogério vermelho, boquiaberto e emocionado. ("Que hoje eu te amo, não vou negar. Que outra pessoa não servirá. Tem que ser você. Sem porquê, sem pra que. Tem que ser você. Sem ser necessário entender...").




Com tanta emoção o evento teve sua continuidade com apresentação de bandas e muita dança e distribuição de brindes. Fora do palco as emoções também afloraram de forma inesperada. Uma amizade que havia se perdido no tempo, foi reencontrada. Uma história de admiração mútua que havia se desencontrado nas curvas da vida e que, através dos entrelaces das teias de "alguns aranhas", foi recuperada. Não há como negar que esse evento realmente fez parte da nossa história e que, de fato, foi escrita por nós em todas as suas nuances.




Carregados de lembranças emocionantes voltamos pra Salvador/BA, mas ainda não era hora de dar descanso ao corpo. Saímos para comer e mostrar o Dique do Tororó, considerado uma das moradas de Oxum e que abriga na superfície de suas águas oito esculturas de orixás, que sempre encantam soteropolitanos e turistas. Depois de tanta magia, encanto e energia, resolvemos descansar. ("Nessa cidade todo mundo é de Oxum. Homem, menino, menina, mulher. Toda essa gente irradia magia. Presente na água doce. Presente na água salgada e toda cidade brilha...").



Dia de domingo é dia de ir a praia e nós fomos! Nosso destino é sempre a bucólica e pacata praia de São Tomé de Paripe, que tem como charme suas calmas e tépidas águas e como curiosidade ser vizinha a presidenciável Praia de Inema. E é claro que os turistas não poderiam deixar de saborear o quitute mais famoso da culinária baiana: o acarajé. Nada mais, nada menos que delicioso!





Para terminar nosso moto turismo e passeio cultural culminamos com um passeio pela orla da Ribeira e subindo a colina sagrada da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim. Puro êxtase!




De volta a sede azul, a irmandade PEBA mais uma vez se reuniu para novamente desfrutarem da alegria dessa amizade. Na Galeria dos Imortais o prazer de estarem juntos se multiplicava em participações. Chegaram Ferreira e Alda, do Motriz, Ton e Xoda, do Solitários do Asfalto e Paulo, do Aranhas do Asfalto.





A Galeria recebeu mais um adesivo. Dessa vez foi com Ton, presidente do Solitários do Asfalto, de Salvador/BA, que prestou a sua homenagem. Pela primeira vez a Galeria reunia quatro presidentes... Quanta honra!!! A noite chegou e tudo passou... de volta a realidade.




De turistas, que normalmente somos, nos tornamos guias. Fomos presenteados e presenteamos. Homenageamos e fomos homenageados. Surpresas se sucederam e emoções se multiplicaram. Restou a saudade e a vontade de "quero mais"... Durante três dias compartilhamos com amigos a alegria da amizade verdadeira. Só nos resta agradecer a Deus a oportunidade de ter estado juntos. Gigantes e brutos também se emocionam! ("Você meu amigo de fé, meu irmão, camarada. Amigo de tantos caminhos e tantas jornadas. Cabeça de homem, mas um coração de menino... Não preciso nem dizer. Tudo isso que eu lhe digo. Mas é muito bom saber. Que você é meu amigo...").

Nenhum comentário:

Postar um comentário