quarta-feira, 2 de maio de 2012

PAULO AFONSO/BA - 28 A 30/4 E 01/5/12

Pra nós, essa viagem foi mais do que mais uma viagem a Paulo Afonso/BA..., podemos dizer que foi a viagem das nossas três motos... Primeiro, saímos de casa na XT 600, a Azuleica, para encontrar com amigos, mas a danada estava "amarrada" parecia não querer ir e pra não judiar muito dela voltamos após uns 100 km, já em Alagoinhas/BA. Sem querer desistir da viagem, voltamos à estrada com a Ténéré 600, a Pretusca, que se comportou muito bem e cumpriu a viagem todinha... aff, só mesmo tomando uma água gelada!


A receptividade na cidade de Paulo Afonso começa ainda na estrada, na entrada da cidade. Tradicionalmente as crianças ficam a espera dos motociclistas e, quase no meio da estrada, estendem as mãos em cumprimento dando as primeiras boas vindas. Ao passar sobre o Rio São Francisco a deslumbrante inagem do sol despedindo-se do dia é encantadora!

Seguramente o evento de Paulo Afonso/BA, o Moto Energia, é o mais esperado pelos motociclistas dos mais variados estilos e ir para Paulo Afonso aproveitando o feriadão é uma boa pedida. Já na saída no Rei da Pamonha a aglomeração de diversos grupos já sinalizava a invasão motociclística no Moto Energia 2012!

Na primeira noite, uma "confusão" de motos e de gente na área era muito grande, mesmo assim os encontros com amigos foram se sucedendo: Cabo Lau, a turma do Morcegão e dos Harleyros, Fátima Rivi, Ivandog e Sandra, Clézio, Maia, Luis, Gorete, Ademir e muitos outros. A noite foi agitada com bandas de Rock, uma praça de alimentação lotada e os stands bem visitados.






Manhã de domingo ensolarado indica que é dia de passeio. Antes, porém, nos reunimos na área do evento para o café da manhã que soubemos seria servido nos três dias. A fachada do evento já mostrava o mega show que aconteceria por trás daquele portal e do túnel de entrada.




Nas grandes e tradicionais famílias as refeições era o momento da conversa, de saber do outro, de trocar ideias. Tal qual uma grande família o café da manhã dos motociclistas nos encontros também é uma convocação a uma maior interação e aconchego entre amigos como o Mágico, a Família Estradeira, Carlão, Oliveira, Paulo e Sara, Celestino, os Andarilhos e, especialmente, Flávia e Alisson, de Currais Novos/RN.




Com a manhã já avançando deixamos o café da manhã e seguimos para Piranhas/AL, a uns 80 km, que tem como um grande atrativo ser banhado pelo majestoso São Francisco onde suas águas ganham uma coloração azulada o deixando simplesmente divinal. Além da praia fluvial a cidade de Piranhas dispõe de outros pontos turísiticos, aos quais conhecemos alguns, de grande beleza e história. Mas, indubitavelmente, o banho delicioso no Velho Chico diante de uma paisagem exuberante é magistral.


A orla de Piranhas dispõe de restaurantes e bares com diversas opções da culinária nordestina alagoana. Nós optamos por um dourado com camarão e batatas fritas, não é preciso nem repetir que estava uma delícia... rsrsr, foi um excelente final de tarde.

A segunda noite, como na primeira, o movimento foi intenso, a zoeira inevitável e os shows foram acontecendo com grande participação dos motociclistas. O Papa Popó aproveitou para pedir um minuto de silêncio para um irmão motociclista, Moretto, morto em acidente de moto na sexta-feira a caminho de Paulo Afonso.





Bem, dissemos anteriormente que a viagem para Paulo Afonso foi a viagem das três motos. Iniciamos com a Azuleica, seguimos com a Pretusca..., e a terceira? Depois de muita paquera o encanto se fez e compramos uma Ténéré 660, zerinho km, colocando um ponto final nos recorrentes problemas... enfim, nos rendemos aos apelos e conselhos de amigos e inspirados por Sandro, do Águia Livre, de Paulo Afonso/BA, nos rendemos defnitivamente. O interessante é que é a segunda vez que a cidade de Paulo Afonso é palco de uma mudança de moto, primeiro foi a dois anos quando trocamos uma Falcon pela XT, a Azuleica. Isso é místico... rsrsr

Noite de segunda-feira, terceira noite do evento, não tão cheia quanto as duas primeiras, com pouco movimento, mas nem por isso menos divertida. A nossa alegria maior ficou por conta da alegria dos nosso amigos pela nossa Açucena. É isso, aproveitamos o Papa Popó e batizamos a Ténéré 660!




A volta pra casa foi num misto de euforia, alegria, êxtase. Quisemos curtir cada pedacinho de estrada na nossa possante e elegante Ténéré. Já em Salvador, Ferreira e Alda nos convidaram para uma deliciosa feijoada em comemoração ao nosso grande passo. Simbolicamente, fechamos a viagem com chave de outro, prosperidade, alegria e amizade.




A nossa Azuleica e Prestusca vão deixar saudade, ambas nos levaram por lugares lindos e foram nossas grandes companheiras. Agora vamos seguir por outros caminhos e pelos mesmos caminhos de antes, mas com mais conforto e segurança. Assim é que deve ser independente do ano e da cilindrada! Vamos a um novo tempo... ("No novo tempo, apesar dos castigos. Estamos crescidos, estamos atentos, estamos mais vivos. Pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer. No novo tempo, apesar dos perigos. Da força mais bruta, da noite que assusta, estamos na luta. Pra sobreviver, pra sobreviver, pra sobreviver..." Novo Tempo - Ivan Lins).

Nenhum comentário:

Postar um comentário